Lesionado durante grande parte da temporada, o volante Japa tem ganhado espaço no Cruzeiro e mostrado bom futebol ao receber chances com Leonardo Jardim na reta final de 2025. Há cerca de um mês, o técnico português prometeu dar mais oportunidades ao cria da Toca e cumpriu nos jogos mais recentes.
Acionado nas três últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, Japa atuou por 71 minutos, sem contar os acréscimos. Com dinamismo, o meio-campista tem contribuído defensiva e ofensivamente para o Cruzeiro nos segundos tempos das partidas, especialmente com boa chegada ao setor ofensivo.
Segundo dados do Sofascore, plataforma especializada em estatísticas de futebol, nos últimos três jogos, Japa recuperou a bola três vezes, ganhou cinco duelos pelo chão, deu dois dribles, finalizou uma vez a gol e acertou três cruzamentos.
Ainda conforme o aplicativo, o volante do Cruzeiro deu um passe decisivo, sofreu uma falta, completou duas interceptações e fez um corte. Os números comprovam a profundidade na chegada à área adversária e a velocidade para ajudar na marcação.
Os contextos de Japa em campo
No dia 20 de novembro, no empate por 3 a 3 contra o Juventude, em Caxias do Sul, Japa entrou no intervalo. Na ocasião, Matheus Henrique voltou a jogar depois de 45 dias e, ao ser amarelado, deixou o campo de jogo. O camisa 77 ficou em campo até o final da partida e se destacou, assim como o volante Ryan Guilherme.
Já no dia 23 do último mês, Japa entrou aos 29’ do segundo tempo contra o Corinthians, no Mineirão, em Belo Horizonte, na vaga do volante Christian. Como o placar já estava 3 a 0 para o Cruzeiro, o meio-campista ajudou a equipe a segurar a vitória e deu fôlego ofensivo ao time celeste.
No último sábado (29), no empate por 1 a 1 com o Ceará, no Castelão, em Fortaleza, Japa voltou a ser acionado no lugar de Christian. Aos 35 minutos da etapa final, o volante entrou em campo quando a igualdade no placar já estava estabelecida.
No fim do jogo diante do Ceará, o Cruzeiro precisou se defender para segurar o empate. Jardim não só colocou Japa para isso, mas também colocou o meia Eduardo para controlar a faixa central do campo. Na frente, o atacante congolês Yannick Bolasie tentou buscar a virada, mas já era tarde.
Jardim cumpriu ‘promessa’
Há exatamente um mês, Japa disputou o primeiro jogo oficial pelo Cruzeiro em 2025. O volante entrou no lugar do meia Matheus Pereira, aos 44’ da etapa final, no triunfo contra o Vitória, por 3 a 1, no Mineirão, em BH, pela 31ª rodada do Brasileiro.
Depois da partida, Jardim prometeu que daria mais minutagem não somente ao volante Japa, mas também aos laterais Kauã Moraes e Kauã Prates e ao atacante Luis Sinisterra. Todos os atletas têm ganhado oportunidades na reta final do ano.
Antes do duelo com o Vitória, Japa só havia participado da vitória no amistoso contra o Banfield, da Argentina, por 1 a 0, pela Vitória CUP, em julho. No fim de janeiro, o cria do Cruzeiro sofreu uma grave lesão no tendão da coxa esquerda e ficou cerca de seis meses afastado dos gramados.
Números pelo Cruzeiro
Desde 2023, ano em que subiu da base para o profissional, Japa soma 26 partidas pelo time principal do Cruzeiro. O camisa 77 ainda busca o primeiro gol.

