Pouco acionado entre os 11 iniciais do técnico Leonardo Jardim, o volante Walace ganhou, na noite desse sábado (29), uma nova chance como titular do Cruzeiro após três meses. O jogador foi o escolhido para substituir o argentino Lucas Romero, suspenso pelo acúmulo de cartões, no empate em 1 a 1 com o Ceará, na Arena Castelão, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.
+ Leia também: Jardim faz balanço do Cruzeiro no Brasileiro e diz o que quer para o futuro
O jogo em Fortaleza foi a oitava partida do meio-campista de 30 anos como titular da Raposa nesta temporada sob o comando do técnico português. Walace esteve entre os 11 iniciais pela última vez no dia 18 de agosto, diante do Mirassol. Na ocasião, o volante participou, pela 20ª rodada da Série A, do empate por 1 a 1 no interior de São Paulo.
Desde então, foram três meses saindo do banco de reservas sempre na reta final das partidas. Nos outros 16 jogos em que esteve à disposição de Leonardo Jardim, por Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, Walace entrou em sete deles e somou apenas 24 minutos em campo.
Diferente dos outros confrontos, dessa vez Walace permaneceu em campo por 89′ e foi substituído pelo volante Matheus Henrique. No tempo em que foi titular, o jogador foi importante para o setor defensivo do Cruzeiro: contribuiu com um desarme e recuperou a bola cinco vezes.
Walace pelo Cruzeiro
Contratado em julho de 2024, o volante Walace chegou ao Cruzeiro cercado de expectativas. Com certo destaque no futebol italiano vestindo a camisa da Udinese, o jogador ganhou oportunidades na temporada passada sob comando dos técnicos Fernando Seabra e Fernando Diniz. Foram 17 jogos entre Brasileirão e Sul-Americana, e um gol marcado.
Já no começo desta temporada, o jogador, sem conseguir impressionar com o desempenho do ano anterior, perdeu espaço e virou reserva imediato de Lucas Romero. Com o bom momento do argentino, Walace teve ainda mais dificuldades de responder em campo, principalmente com a chegada de Leonardo Jardim.
Sob comando do técnico português, o volante fez 23 jogos, oito como titular e 15 como reserva. Nos últimos três meses, saindo do banco, Walace jogou 24 minutos contra Atlético-MG (2x), Fortaleza, Vitória, Grêmio, Fluminense e Corinthians.
Números de Walace contra o Ceará
- 89 minutos em campo
- 1 passe decisivo
- 53/57 passes certos
- 5 recuperações de bola (1º do Cruzeiro ao lado de Lucas Silva)
- 1/1 desarme ganho
*Números retirados do Sofascore, plataforma especializada em estatísticas

