publicidade

Ainda dá? UFMG projeta chances de título do Cruzeiro no Brasileiro

Cruzeiro pode assumir a vice-liderança da Série A em caso de vitória sobre o Ceará, em Fortaleza, pela 36ª rodada; veja cálculos

publicidade

Com a real possibilidade de assumir a vice-liderança do Campeonato Brasileiro na 36ª rodada, o Cruzeiro tem chances remotas de conquistar o título brasileiro. Nas últimas horas, o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) atualizou os índices para a reta final da Série A.

Nessa terça-feira (25), o Palmeiras foi à Arena do Grêmio, em Porto Alegre, e perdeu por 3 a 2. Às vésperas da final da Copa Libertadores, Abel Ferreira escalou um time completamente reserva e, agora, pode ver o Cruzeiro ultrapassar a sua equipe na tabela.

Para isso se confirmar na 36ª rodada, a Raposa precisa vencer o Ceará, no Castelão, em Fortaleza. Se conquistar os três pontos fora de casa, o Cruzeiro chegará aos 71 pontos, um a mais em relação ao Palmeiras.

Com relação à briga com o Flamengo pelo título, o Cruzeiro tem um cenário possível, mas ainda mais improvável. O Rubro-Negro perdia para o Atlético-MG, nessa terça (25), na Arena, em Belo Horizonte, até os acréscimos do segundo tempo. Eis que o atacante Bruno Henrique, de cabeça, deixou tudo igual em 1 a 1.

O empate fez com que os cariocas chegassem a 75 pontos na tabela. Agora, o Flamengo tem cinco pontos de vantagem para o Palmeiras e sete para o Cruzeiro, mas com um jogo a mais no comparativo com a equipe de Leonardo Jardim.

As chances em números

De acordo com a UFMG, o Flamengo tem, neste momento, 95,9% de chances de ser campeão brasileiro em 2025. Antes do empate contra o Atlético-MG, esse índice para o Rubro-Negro era de 86,9%.

Já o Palmeiras, evidentemente, viu a sua probabilidade de ficar com o título do Brasileirão cair bastante. Com a derrota para o Grêmio, os seus índices despencaram de 11,9% para 2,9%.

Curiosamente, segundo os cálculos da UFMG, o Cruzeiro não teve as chances alteradas e se manteve com probabilidade de 1,2% de ser campeão.

  • Flamengo – 95,9%
  • Palmeiras – 2,9%
  • Cruzeiro – 1,2%

O que o Cruzeiro precisa para ser campeão?

Para ser campeão, o Cruzeiro é obrigado a vencer Ceará, Botafogo e Santos nas três últimas rodadas do campeonato, o que o levaria aos 77 pontos na tabela. Com as três vitórias, o time celeste encerraria a campanha com 22 triunfos, mesmo número do Flamengo ao final da 36ª rodada. Esse é o primeiro critério de desempate.

Vale lembrar, no entanto, que o Cruzeiro não depende somente de si para erguer o pentacampeonato brasileiro. Além de vencer os três jogos, o Flamengo pode, no máximo, empatar um dos jogos contra Ceará, no Rio de Janeiro, e Mirassol, em Mirassol.

Diante desse cenário, o Rubro-Negro chegaria aos 76 pontos e ficaria um ponto atrás do Cruzeiro. Porém, se o Flamengo vencer uma das partidas que restam, será campeão de forma matemática.

Em caso de dois empates dos cariocas, ambos teriam 77 pontos, mas o Flamengo leva enorme vantagem no saldo de gols, outro critério de desempate. O Rubro-Negro tem 50 gols de saldo, enquanto a Raposa tem 28.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro