Depois da vitória do Cruzeiro por 3 a 0 sobre o Corinthians, nesse domingo (23), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Leonardo Jardim já ‘vira a chave’ no planejamento para o confronto com o Ceará. Para o duelo na Arena Castelão, o comandante celeste terá uma preocupação no time titular.
+ Leia também: Jardim completa 50 jogos e ajuda Cruzeiro a atingir principal objetivo de 2025
Advertido com o terceiro cartão amarelo, o volante Lucas Romero não estará à disposição de Jardim para o antepenúltimo confronto do Cruzeiro no Brasileirão. O jogador cumpre suspensão diante da equipe cearense e só volta a ter condições de jogo no embate com o Botafogo, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Para substituir o argentino, treinador português terá algumas opções. Com a semana toda para trabalhar, Leonardo Jardim deve escolher entre quatro jogadores da posição para suprir a ausência de Romero. Estão à disposição Walace, Ryan Guilherme, Murilo Rhikman e Japa.
No time titular do Cruzeiro, nenhum dos quatro é utilizado com frequência pelo técnico. Dentre as opções, Walace e Japa foram os únicos utilizados por Jardim na partida contra o Corinthians. O volante de 21 anos entrou aos 29′ do segundo tempo na vaga de Christian, enquanto o camisa 5 substituiu o próprio Lucas Romero no minuto 40.
Do outro lado, Ryan Guilherme ganhou destaque pela boa apresentação diante do Juventude. Junto com Japa, ambos entraram na segunda etapa da partida e conseguiram ajudar o Cruzeiro na busca pelo empate. Já Rhikman não entra em campo pelo profissional há seis meses.
Pendurados do Cruzeiro
Para não perder nenhum jogador nessa reta final de Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro vai precisar tomar cuidado na partida contra o Ceará. Isso porque o time celeste possui três jogadores pendurados: o lateral-direito William, o zagueiro Fabrício Bruno e o atacante Gabigol.
O sistema defensivo é o mais preocupante. Isso porque a dupla é titular absoluta no esquema do técnico Leonardo Jardim. Caso ambos sejam punidos com o terceiro cartão amarelo, o Cruzeiro pode ter dois desfalques para o confronto com o Botafogo, no Mineirão, na 37ª rodada.
Outro nome curioso, que está advertido com dois cartões, é do próprio Jardim. O comandante celeste recebeu dois cartões amarelos: contra o Palmeiras, ainda no primeiro turno, e na vitória sobre o Red Bull Bragantino, ambos no Mineirão. O português foi punido nas duas oportunidades por reclamação.
Sequência no Brasileirão
- Ceará x Cruzeiro – sábado (29/11), 20h30 – 36ª rodada do Campeonato Brasileiro – Arena Castelão
- Cruzeiro x Botafogo – quinta-feira (04/12), 19h30 – 37ª rodada do Campeonato Brasileiro – Mineirão
- Cruzeiro x Santos – domingo (07/12), 16h – 38ª rodada do Campeonato Brasileiro – Mineirão

