publicidade

Cruzeiro atropela o Corinthians e garante vaga na fase de grupos da Libertadores

Artilheiro do Brasileirão, Kaio Jorge marcou duas vezes e deu assistência na vitória por 3 a 0, em BH, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro

publicidade

Em uma noite inspirada do atacante Kaio Jorge, autor de dois gols e uma assistência, o Cruzeiro dominou completamente as ações e goleou o Corinthians neste domingo (23), por 3 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte. Na prévia das semifinais da Copa do Brasil, o time celeste levou a melhor na 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O ponta equatoriano Keny Arroyo também foi às redes e deu um passe para Kaio Jorge.

Com o resultado positivo em casa, o Cruzeiro, de quebra, sacramentou a vaga direta à fase de grupos da Copa Libertadores. Ao somar 68 pontos, a equipe comandada pelo português Leonardo Jardim não pode mais deixar o G5 da Série A. 

A classificação matemática do Cruzeiro à fase de grupos da Libertadores se dá pelo fato de Botafogo, Bahia e Fluminense só terem a chance de chegar aos 67, 65 e 64 pontos, respectivamente. O Flamengo lidera, com 74 pontos, enquanto o Palmeiras é o vice-líder, com 70.

Diante do Corinthians, o Cruzeiro também ampliou a excelente campanha como mandante do Brasileirão. A Raposa tem o segundo melhor número, com 42 pontos – ao lado do Bahia – em 18 jogos, com 13 vitórias, três empates e somente duas derrotas. Apenas o Flamengo, com 44 pontos, apresenta índices superiores.

Outros detalhes relevantes para o restante da competição, já do ponto de vista individual, foram os gols de Kaio Jorge. Com os dois tentos anotados neste domingo (23), o camisa 19 chegou a 21 no total e abriu três de vantagem para o meia Arrascaeta, do Flamengo.

Próximo jogo do Cruzeiro

Agora, pela 36ª rodada, o Cruzeiro vai enfrentar o Ceará, no Castelão, em Fortaleza. O compromisso do Brasileirão será no sábado (29), às 21h (de Brasília).

Quais os destaques positivos?

De forma geral, todo o time titular do Cruzeiro teve atuação acima da média, mas o meia Matheus Pereira praticamente desfilou em campo. No primeiro tempo, especialmente, além de ter iniciado a jogada do gol marcado pelo atacante Kaio Jorge, o camisa 10 também liderou a equipe tecnicamente e deu muito trabalho à defesa corintiana.

Com dois gols e uma assistência, Kaio Jorge também reforçou a grande temporada diante do Corinthians. O camisa 19 chegou a 21 gols no Brasileirão e aumentou a diferença para três tentos em relação ao meia uruguaio Arrascaeta, do Flamengo, a três rodadas do fim do campeonato.

Quem também registrou uma ótima exibição foi Arroyo, com um gol e uma assistência. “Endiabrado”, o camisa 99 não deixou o lateral-direito Matheuzinho, do Corinthians, respirar e foi fundamental para a vitória cruzeirense no Mineirão.

O jogo

Com expressivo domínio, o Cruzeiro fez um de seus melhores primeiros tempos da temporada. Os comandados de Leonardo Jardim foram ao intervalo com vantagem mínima no placar, mas criaram para ter um conforto ainda maior. Arroyo, Villalba e Lucas Silva também chegaram com perigo na etapa inicial.

A primeira chance foi a de Arroyo, logo aos três minutos de jogo. Matheus Pereira recebeu no meio-campo e, com maestria, lançou o equatoriano em profundidade. O atacante dominou a bola, olhou para o goleiro e chutou cruzado, para fora do gol.

Aos seis, Villalba desperdiçou uma chance clara dentro da área do Corinthians. William cobrou escanteio curto pela esquerda, e Matheus Pereira lançou em direção à zaga adversária. Fabrício Bruno cabeceou, Kaio Jorge tentou se antecipar ao goleiro Felipe Longo e, na sobra, o camisa 25 perdeu um gol claro.

Depois de tanto martelar a defesa corintiana, o Cruzeiro, enfim, abriu o placar, aos 25 minutos do primeiro tempo. Matheus Pereira achou passe de craque pelo lado direito para Christian, que cruzou para o meio da área e encontrou Arroyo. O equatoriano bateu em cima de Felipe Longo, mas, no rebote, Kaio Jorge pegou de canhota e incendiou o Mineirão!

Já aos 33’, após a zaga do Corinthians ter afastado a bola dentro da área no escanteio, Lucas Silva dominou na meia-lua e chutou com categoria por cima do gol. Quase um golaço do capitão celeste no Mineirão!

Na volta para o segundo tempo, nem deu tempo de o Corinthians se organizar em campo. Aos três minutos, Arroyo recebeu passe pela esquerda e cruzou para o meio da área. A bola desviou na zaga paulista e sobrou para Kaio Jorge, que teve toda a tranquilidade do mundo para bater forte e marcar o segundo gol do Cruzeiro! Foi o 21º gol do centroavante no campeonato!

Com enorme supremacia na partida, o Cruzeiro ampliou o placar no Mineirão com outra jogadaça de Kaio Jorge, aos 18′ da etapa final. O homem-gol celeste arrancou de trás do meio-campo e, quando estava perto da área, tocou para Arroyo fuzilar Felipe de direita e marcar o terceiro no Gigante da Pampulha!

No final do jogo, aos 37 minutos, o Corinthians ainda ficou com um a menos em campo. Depois de ter entrado aos 20′, o volante venezuelano José Martínez agrediu Matheus Pereira sem bola e foi expulso. Inicialmente, o árbitro Alex Gomes Stefano (RJ) havia apresentado o amarelo, mas voltou atrás com a revisão recomendada pelo VAR.

Aos 43 minutos da etapa final, o colombiano Luis Sinisterra também deixou a sua marca, mas estava impedido. O atacante do Cruzeiro recebeu passe de letra de Gabigol dentro da área e cavou por cima de Felipe Longo para marcar o quarto. O lance, no entanto, foi invalidado após revisão do VAR.

Cruzeiro 3×0 Corinthians

Cruzeiro

Cássio; William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki (Kauã Prates, aos 44’2ºT); Lucas Romero, Lucas Silva (Walace, aos 40’2ºT), Christian (Japa, aos 29’2ºT) e Matheus Pereira; Keny Arroyo (Sinisterra, aos 28’2ºT) e Kaio Jorge (Gabigol, aos 40’2ºT). Técnico: Leonardo Jardim.

Banco de reservas: Léo Aragão; Kauã Moraes, Jonathan Jesus, João Marcelo, Ryan Guilherme, Eduardo e Bolasie.

Corinthians

Felipe Longo; Matheuzinho, Gustavo Henrique, João Pedro, Fabrizio Angileri (Vitinho, no intervalo) e Hugo; Raniele (André Carrillo, no intervalo), Breno Bidon (Dieguinho, aos 20’2ºT) e Rodrigo Garro (José Martínez, aos 20’2ºT); Gui Negão (André, no intervalo) e Yuri Alberto. Técnico: Dorival Júnior.

Banco de reservas: Kauê; Félix Torres, André Ramalho, Cacá, Charles, Ángel Romero e Talles Magno.

  • Gols: Kaio Jorge, aos 25’1ºT e aos 3’2ºT, e Keny Arroyo, aos 18’2ºT (Cruzeiro)
  • Cartões amarelos: Lucas Romero, aos 29’1ºT, Keny Arroyo, aos 31’1ºT, e Fabrício Bruno, aos 11’2ºT (Cruzeiro); Matheuzinho, aos 8’2ºT, e Hugo, aos 36’2ºT (Corinthians)
  • Cartão vermelho: José Martínez, aos 37’2ºT (Corinthians)
  • Motivo: 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
  • Data: 23 de novembro de 2025 (domingo), às 20h30 (de Brasília)
  • Local da partida: Mineirão, em Belo Horizonte
  • Público: 30.673 pessoas
  • Renda: R$ 1.637.835,50
  • Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
  • Assistentes: Rodrigo Figueiredo Correa (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima (RJ)
  • VAR: Wagner Reway (SC)
Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro

Preparador tenta explicar ‘queda física’ do Cruzeiro, e Tite admite mudança em planejamento

Desempenho abaixo diante do Mirassol acende alerta, e comissão técnica explica bastidores