publicidade

Kaiki, do Cruzeiro, se destaca e lidera estatística defensiva no Brasileirão

Um dos destaques defensivos do Cruzeiro na temporada, o jogador assumiu o posto no empate com o Juventude, pela 34ª rodada do Brasileiro

publicidade

Destaque do Cruzeiro na temporada, o lateral-esquerdo Kaiki é o líder isolado de uma estatística defensiva no Brasileirão após o empate em 3 a 3 com o Juventude no Alfredo Jaconi, pela 34ª rodada da Série A. No duelo em Caxias do Sul, o defensor venceu 11 disputas pela bola e assumiu a liderança do quesito no campeonato.

+ Leia também: No Mineirão, Cruzeiro busca manter tabu de uma década diante do Corinthians

Na última quinta-feira (20), o lateral do Cruzeiro venceu sete de 14 duelos pelo chão e recuperou a bola em quatro oportunidades. Com isso, Kaiki chegou a 204 disputas vencidas e é, de forma isolada, o jogador que mais ganhou confrontos diretos pela bola no Brasileirão. O defensor ultrapassou Paulo Henrique, do Vasco, que possui 196.

O levantamento utilizou dados do Sofascore, plataforma especializada em estatísticas. A disputa vencida engloba duelos vencidos pelo chão, pelo alto e divididas bem sucedidas. Cortes sem disputa pela bola, interceptações sem adversário próximo ou lances em que a bola já está ganha sem necessidade de confronto físico não contam.

Fundamental no sistema defensivo de Leonardo Jardim, o lateral-esquerdo ganhou a confiança do treinador e assumiu a titularidade do Cruzeiro nesta temporada. Desde então, Kaiki se destacou cada vez mais e já soma um gol e cinco assistências em 46 partidas no ano de 2025.

Marca pelo Cruzeiro

Com a grande fase vivida nesta temporada, Kaiki mira outra marca com a camisa do Cruzeiro: os 100 jogos. Peça fundamental no esquema do técnico Leonardo Jardim, o lateral soma 98 partidas pelo Cruzeiro, sendo 92 oficiais e outros seis amistosos. No período, o camisa 6 já marcou dois gols e contribuiu com seis assistências.

Revelado na base do Cruzeiro, Kaiki chegou à Toca da Raposa I quando tinha exatamente a metade da sua idade atual: 11 anos. De 2014 em diante, o defensor se destacou em todas as categorias até estrear como profissional, em 2021. No período, ele também foi convocado frequentemente para as seleções de base.

Perto de completar a marca de 100 jogos, Kaiki poderá atuar em mais quatro partidas pelo Brasileirão e, no mínimo, mais duas pela Copa do Brasil, já que o Cruzeiro vai disputar as semifinais contra o Corinthians. Se entrar em campo em todos os jogos, ele chegará aos 104 compromissos pela Raposa.

Disputas vencidas no Brasileirão 2025

  1. Kaiki (Cruzeiro) – 204
  2. Paulo Henrique (Vasco da Gama) – 196
  3. Flaco López (Palmeiras) – 195
  4. Matheus Pereira (Cruzeiro) – 174
  5. Alysson (Grêmio) – 173
  6. Dieguinho (Ceará) – 170
  7. Jhon Jhon (Red Bull Bragantino) – 167
  8. Pedro Raul (Ceará) – 164
  9. Danielzinho (Mirassol) – 163
  10. Lucas Ramon (Mirassol) – 162

Números de Kaiki no Brasileirão

  • 1 gol
  • 5 assistências
  • 89 desarmes
  • 121 cortes
  • 38 interceptações
  • 23 passes decisivos
  • 7 grandes chances criadas
  • 157 duelos ganhos pelo chão
  • 204 disputas de bola vencidas
Siga o Central nas redes
Samuel Chaves
Samuel Chaves é repórter do Central da Toca. Já integrou a equipe de esportes da Record TV e foi representante do Cruzeiro no programa Placar Eletrônico, da Rádio 98FM de Teófilo Otoni. Também atuou como setorista do clube celeste pelo Esporte News Mundo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro