Em uma tarde cercada de grandes expectativas, o Cruzeiro ficou duas vezes atrás no placar, reagiu, mas só empatou contra o Juventude nesta quinta-feira (20), por 3 a 3, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O duelo foi válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Juventude marcou com gols do lateral Marcelo Hermes e do atacante Gabriel Taliari (2), enquanto os atacantes Sinisterra e Kaio Jorge (2) balançaram as redes para o time celeste no compromisso.
Com o resultado, o Cruzeiro desperdiçou uma chance de ouro para se aproximar dos líderes do Brasileirão. A equipe de Leonardo Jardim permaneceu na terceira posição, com 65 pontos. O Palmeiras lidera, com 71, e o Flamengo é o vice-líder na tabela, com 69.
O empate em Caxias, no entanto, manteve a boa sequência de invencibilidade do Cruzeiro. Antes de visitar o Juventude, o time já somava oito rodadas sem perder, sendo cinco empates e três vitórias.
O Juventude, por sua vez, segue afundado na zona de rebaixamento. Os gaúchos estão na 18ª posição na classificação, com 33 pontos.
Próximo jogo do Cruzeiro
No domingo (23), às 20h30 (de Brasília), o Cruzeiro vai receber o Corinthians, no Mineirão, em Belo Horizonte. O confronto, válido pela 35ª rodada do Brasileirão, será uma repetição dos confrontos pelas semifinais da Copa do Brasil.
Quais os destaques positivos?
Embora esteja sem ritmo, Sinisterra foi o mais lúcido do ataque do Cruzeiro, especialmente no primeiro tempo. Além de ter feito um gol, o colombiano deu passe açucarado para Kaio Jorge, que escorregou e perdeu uma chance clara.
Já no segundo tempo, aos 35 minutos, Sinisterra obrigou Jandrei a fazer linda defesa. O atacante do Cruzeiro passou por um marcador e bateu de esquerda no ângulo, mas o goleiro do Juventude espalmou para fora.
Apesar de não ter sido dominante, como de costume, Kaio Jorge também foi importante para evitar a derrota. Com os dois gols na casa do Juventude, o camisa 19 chegou a 19 tentos, o que o deixa isoladamente na artilharia do Brasileirão.
O jogo
No primeiro tempo, o Juventude se aproveitou das inusitadas falhas defensivas do Cruzeiro e construiu boa vantagem em 15 minutos, com dois gols em erros do time celeste.
Aos 7’, o lateral-esquerdo Marcelo Hermes tentou cruzar, contou com a sorte e encobriu Cássio. Já aos 15’, o atacante Gabriel Taliari foi lançado pelo volante Caíque nas costas de Fabrício Bruno e também jogou por cima do goleiro cruzeirense.
Irreconhecível na primeira etapa, o Cruzeiro só melhorou a postura a partir dos 30 minutos de jogo. Ao parar de ceder espaços ao Juventude, a equipe passou a jogar mais no campo de ataque e, de cabeça, fez o seu gol com o colombiano Luis Sinisterra. Antes, aos 6’, com Gabigol, e aos 23’, em lance claro perdido por Kaio Jorge, o Cruzeiro já poderia ter marcado.
Já no segundo tempo, aos 5’, Romero pegou chute forte na entrada da área e, por muito pouco, não empatou o jogo para o Cruzeiro. Esse havia sido o ensaio da reação celeste na partida. Aos 7’, Japa recebeu pela direita e lançou Kaiki na esquerda. O lateral invadiu a área e só escorou para Kaio Jorge deixar tudo igual no Alfredo Jaconi!
A ascensão do Cruzeiro no jogo, porém, durou pouco. Aos 13′ do segundo tempo, Hermes cruzou na área, Mandaca ganhou de cabeça e a bola sobrou para Taliari, livre, fuzilar Cássio, colocando o Juventude de novo à frente no placar.
Aos 35 minutos, Sinisterra obrigou Jandrei a fazer linda defesa. O atacante do Cruzeiro passou por um marcador e bateu de esquerda no ângulo, mas o goleiro do Juventude espalmou para fora.
Na raça, o Cruzeiro buscou o empate aos 39′ da etapa final. Bolasie arrancou pelo lado direito, cruzou para a área e, após desvio da zaga, Kaio Jorge aproveitou a sobra para marcar o terceiro do time.
A virada do Cruzeiro quase saiu aos 44′, após chutaço de Gabigol e linda defesa de Jandrei dentro da área. Aos 50′, de cabeça, o camisa 9 também quase marcou o quarto gol cruzeirense em Caxias.
Juventude 3×3 Cruzeiro
Juventude
Jandrei; Igor Formiga, Luan Freitas, Marcos Paulo (Alan Ruschel, aos 20’2ºT) e Marcelo Hermes; Caíque (Sforza, aos 20’2ºT), Jadson, Mandaca (Ewerthon, aos 15’2ºT) e Nenê (Abner, aos 8’2ºT); Rafael Bilu (Giovanny, aos 8’2ºT) e Gabriel Taliari. Técnico: Thiago Carpini.
Banco de reservas: Ruan Carneiro; Reginaldo, Giraldo, Lucas Fernandes, Scatolin, Enio e Matheus Babi.
Cruzeiro
Cássio; William (Kauã Moraes, aos 27’2ºT), Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki (Kauã Prates, aos 27’2ºT); Lucas Romero, Lucas Silva (Ryan Guilherme, aos 27’2ºT), Matheus Henrique (Japa, no intervalo) e Luis Sinisterra (Bolasie, aos 37’2ºT); Gabigol e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.
Banco de reservas: Léo Aragão e Otávio; Gamarra, Jonathan Jesus, João Marcelo, Murilo Rhikman e Rayan Lelis.
- Gols: Marcelo Hermes, aos 7’1ºT, e Gabriel Taliari, aos 15’1ºT e 13’2ºT (Juventude); Luis Sinisterra, aos 40’1ºT, e Kaio Jorge, aos 7’2ºT e aos 39’2ºT (Cruzeiro)
- Cartões amarelos: Matheus Henrique, aos 14’1ºT (Cruzeiro); Nenê, aos 27’1ºT, Luis Mandaca, aos 1’2ºT e Alan Ruschel, aos 37’2ºT (Juventude)
- Motivo: 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 20 de novembro de 2025 (quarta-feira), às 16h (de Brasília)
- Local: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
- Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
- Assistentes: Leila Naiara Moreira da Cruz (DF) e Leone Carvalho Rocha (GO)
- VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)

