Após a pausa para a Data Fifa, o Cruzeiro volta a campo nesta quinta-feira (20), às 16h (de Brasília), para enfrentar o Juventude no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Embalado por oito jogos de invencibilidade, o Cruzeiro ocupa a terceira posição na tabela, com 64 pontos, e segue vivo na disputa pelo título brasileiro.
Já o Juventude vive situação oposta: com desempenho frágil, a equipe comandada por Thiago Carpini está na 18ª colocação, com 32 pontos, quatro a menos que o Santos, primeiro time fora do Z4.
O Cruzeiro tem se destacado fora de casa, com o terceiro melhor desempenho como visitante no Brasileirão. Sob o comando de Leonardo Jardim, a equipe celeste somou 25 pontos longe de Belo Horizonte, com seis vitórias, sete empates e apenas três derrotas. Foram 16 gols marcados e apenas 10 sofridos.
O Juventude, por outro lado, é o segundo pior mandante do Campeonato Brasileiro. O time gaúcho venceu apenas uma partida nos últimos três meses jogando no Alfredo Jaconi.
Quem pode jogar e desfalques
Juventude
Diante da equipe de Leonardo Jardim, o técnico Thiago Carpini terá duas baixas por lesão e outra por suspensão. As ausências aumentam ainda mais o drama do Juventude no Brasileirão, já que uma derrota seria catastrófica para as pretensões de fugir do rebaixamento.
Ex-Cruzeiro, o atacante Gilberto sofreu uma lesão muscular de segundo grau na coxa e, por isso, será desfalque até o fim do campeonato. O zagueiro venezuelano Wilker Ángel também alegou problema muscular e não será opção.
Quem também vai desfalcar o Juventude é o zagueiro Rodrigo Sam. Na 33ª rodada, na vitória sobre o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro, o zagueiro recebeu o terceiro cartão amarelo.
De acordo com a imprensa local, pelos desfalques na zaga, Carpini pode abrir mão do esquema com três zagueiros para preencher o meio-campo. O volante Jadson, ex-Cruzeiro, está entre as alternativas, assim como o meia Luis Mandaca.
Já em caso de manutenção do sistema com três zagueiros, os jovens Marcos Paulo, de 22 anos, e Abner, de 21, são as principais opções para o setor.
O provável Juventude tem: Jandrei; Luan Freitas, Abner (Jadson ou Luis Mandaca) e Marcos Paulo; Igor Formiga, Caíque, Peixoto, Nenê e Marcelo Hermes; Rafael Bilu e Gabriel Taliari.
Cruzeiro
No Sul do Brasil, o técnico Leonardo Jardim terá desfalques importantes para o duelo contra o Juventude. Quatro jogadores estão suspensos: os volantes Christian e Walace, o meia Matheus Pereira e o atacante Keny Arroyo. Desses, apenas Walace não vinha sendo utilizado como titular com frequência ao longo da temporada.
Quando Christian esteve ausente em outras oportunidades, os substitutos mais acionados por Jardim foram os volantes Matheus Henrique e Eduardo. Matheus Henrique, que se recuperou de fraturas em dois arcos da costela, voltou a ser relacionado após 45 dias fora, com uma evolução surpreendente. No entanto, devido ao longo período de inatividade, a tendência é que Eduardo assuma a vaga no meio de campo.
Para substituir Matheus Pereira, a expectativa é que Gabigol seja o escolhido. Apesar de ser centroavante de origem, o camisa 9 já foi utilizado por Leonardo Jardim como armador e teve boas atuações na função.
A principal dúvida está para a vaga de Arroyo. Para a posição, o treinador tem três opções: o jovem Rayan Lelis, de 18 anos, ainda sem estrear pelo profissional, Yannick Bolasie, que perdeu espaço nas últimas semanas, e Luis Sinisterra, que tem sido utilizado com cautela após pequenas lesões. A tendência é que o colombiano seja titular.
A boa notícia fica por conta do retorno do capitão Lucas Silva. Após cumprir suspensão na última rodada, diante do Fluminense, o volante volta à equipe e formará dupla com o argentino Lucas Romero no meio de campo.
Já o zagueiro Fabrício Bruno, que estava com a Seleção Brasileira durante a Data Fifa, se juntou à delegação em Caxias do Sul e está confirmado para o jogo.
O provável Cruzeiro tem: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Eduardo; Gabigol, Sinisterra e Kaio Jorge.

