publicidade

De olho em recorde, Cruzeiro pode retomar liderança entre mandantes contra o Flu

Com 38 pontos no Mineirão, Raposa pode ultrapassar Palmeiras e Bahia e mira marca histórica no Brasileirão

publicidade

Com excelente campanha como mandante, o Cruzeiro recebe o Fluminense neste domingo (9), às 16h, no Mineirão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida pode recolocar o time celeste na liderança do ranking de melhores mandantes da competição.

+ Leia mais: É rotina! Cruzeiro terá 11ª partida com mais de 50 mil torcedores no Mineirão em 2025

Até aqui, o Cruzeiro somou 38 pontos em casa, com 12 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas em 16 partidas. O desempenho é o terceiro melhor da Série A, atrás apenas de Palmeiras e Bahia, que têm 39 pontos. No entanto, nesta rodada, apenas a Raposa joga em casa, podendo assim reassumir a ponta nesse quesito.

Além da pontuação, o desempenho ofensivo e defensivo no Mineirão também chama atenção: são 30 gols marcados e apenas 12 sofridos como mandante.

Na classificação geral, o time comandado por Leonardo Jardim soma 63 pontos e se aproxima cada vez mais da confirmação de uma vaga direta na Copa Libertadores de 2026.

A equipe celeste ocupa a terceira colocação e segue na cola dos líderes Palmeiras (68) e Flamengo (65), ambos com uma partida a menos.

Recorde à vista?

Caso mantenha o bom rendimento em casa, o Cruzeiro tem a chance de igualar o melhor desempenho da história do clube na era dos pontos corridos com 20 times: 47 pontos como mandante.

Restam três jogos no Mineirão até o fim da competição: contra Fluminense, Corinthians e Botafogo, totalizando nove pontos em disputa.

Se vencer os três compromissos, a Raposa chegará aos 47 pontos como mandante, repetindo a marca registrada nas campanhas de 2008 e 2014.

Nessas temporadas, o Cruzeiro obteve 15 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas em casa, um retrospecto que o time de Leonardo Jardim ainda pode igualar em 2025.

Vale lembrar que, em 2003, ano da Tríplice Coroa, o Cruzeiro venceu 17 jogos no Mineirão. No entanto, o Campeonato Brasileiro naquela edição foi disputado por 24 clubes, o que aumentava o número de partidas como mandante. Por isso, o número absoluto de vitórias daquele ano não entra na comparação com o formato atual.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro