Com excelente campanha como mandante, o Cruzeiro recebe o Fluminense neste domingo (9), às 16h, no Mineirão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida pode recolocar o time celeste na liderança do ranking de melhores mandantes da competição.
+ Leia mais: É rotina! Cruzeiro terá 11ª partida com mais de 50 mil torcedores no Mineirão em 2025
Até aqui, o Cruzeiro somou 38 pontos em casa, com 12 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas em 16 partidas. O desempenho é o terceiro melhor da Série A, atrás apenas de Palmeiras e Bahia, que têm 39 pontos. No entanto, nesta rodada, apenas a Raposa joga em casa, podendo assim reassumir a ponta nesse quesito.
Além da pontuação, o desempenho ofensivo e defensivo no Mineirão também chama atenção: são 30 gols marcados e apenas 12 sofridos como mandante.
Na classificação geral, o time comandado por Leonardo Jardim soma 63 pontos e se aproxima cada vez mais da confirmação de uma vaga direta na Copa Libertadores de 2026.
A equipe celeste ocupa a terceira colocação e segue na cola dos líderes Palmeiras (68) e Flamengo (65), ambos com uma partida a menos.
Recorde à vista?
Caso mantenha o bom rendimento em casa, o Cruzeiro tem a chance de igualar o melhor desempenho da história do clube na era dos pontos corridos com 20 times: 47 pontos como mandante.
Restam três jogos no Mineirão até o fim da competição: contra Fluminense, Corinthians e Botafogo, totalizando nove pontos em disputa.
Se vencer os três compromissos, a Raposa chegará aos 47 pontos como mandante, repetindo a marca registrada nas campanhas de 2008 e 2014.
Nessas temporadas, o Cruzeiro obteve 15 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas em casa, um retrospecto que o time de Leonardo Jardim ainda pode igualar em 2025.
Vale lembrar que, em 2003, ano da Tríplice Coroa, o Cruzeiro venceu 17 jogos no Mineirão. No entanto, o Campeonato Brasileiro naquela edição foi disputado por 24 clubes, o que aumentava o número de partidas como mandante. Por isso, o número absoluto de vitórias daquele ano não entra na comparação com o formato atual.

