A cada rodada que passa, o Cruzeiro fica mais próximo de confirmar seu retorno à Copa Libertadores. Com 63 pontos somados, o time celeste já tem a classificação para a fase preliminar da competição praticamente garantida, segundo projeção do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
De acordo com a UFMG, os 63 pontos representam o ‘número mágico’ para garantir vaga na pré-Libertadores, atualmente destinada aos times que terminam entre os sete primeiros colocados do Campeonato Brasileiro.
Essa zona pode se estender ao 8º lugar, caso um dos sete primeiros vença a Copa do Brasil – cenário que inclui o próprio Cruzeiro, semifinalista do torneio.
Atualmente, fora do G7, apenas o São Paulo, com 45 pontos, pode alcançar os 63 da Raposa. No entanto, para que o Cruzeiro perca a vaga, seria necessário um cenário estatístico quase impossível: não pontuar mais na competição e ver São Paulo, Mirassol, Bahia, Botafogo e Fluminense terminando à frente na classificação.
“Somando a tudo isso, o Cruzeiro está garantido na Libertadores, pelo menos, na fase pré, porque, são muitas combinações que têm que ser feitas. É muito difícil uma situação, talvez, numa ordem de 1 a cada… 200 milhões, 400 milhões, seria a probabilidade de o Cruzeiro não se classificar”, garantiu Gilcione Nonato Costa, professor da UFMG, em entrevista ao Central da Toca.
“Efetivamente, é muito pequeno. Mesmo porque o Cruzeiro ainda teria que perder todos os jogos. Estatisticamente falando, o Cruzeiro já está na Libertadores”.
Gilcione Costa, professor da UFMG
Vaga direta também está perto
Já em relação à vaga direta na fase de grupos (G5), a probabilidade também é altíssima: 99,98%, segundo a UFMG. Para atingir a ‘pontuação ideal’ (69 pontos), o Cruzeiro precisa somar mais seis pontos, ou seja, conquistar duas vitórias nas últimas seis rodadas.
Assim, mesmo vencendo o Fluminense, próximo adversário, o time ainda precisaria de mais um triunfo para garantir matematicamente a vaga direta.
O duelo contra o Flu será neste domingo (9), às 16h, no Mineirão, pela 33ª rodada. A expectativa é de casa cheia: mais de 45 mil ingressos já foram vendidos.
Probabilidade por equipe
- Flamengo – 99,99%
- Palmeiras – 99,99%
- Cruzeiro – 98,98%
- Mirassol – 93,60%
- Bahia – 56,1%
- Botafogo – 36,3,10%
- Fluminense – 10,9%
- São Paulo – 2,5%
Probabilidade por pontuação do G5
- 62 pontos – 87%
- 63 pontos – 94,4%
- 64 pontos – 97,9%
- 65 pontos – 99,3%
- 66 pontos – 99,8%
- 69 pontos – 100%
Na sequência da competição, o Cruzeiro ainda enfrenta Juventude (fora), Corinthians (casa), Ceará (fora), Botafogo (casa) e Santos (fora).

