Tanto a direção quanto o técnico Leonardo Jardim já deixaram nítido: o objetivo do Cruzeiro em 2025 é conquistar uma vaga à Copa Libertadores da próxima temporada. E esse objetivo está cada vez mais próximo.
Para garantir a classificação direta à principal competição sul-americana, o time celeste precisa terminar o Campeonato Brasileiro entre os quatro primeiros colocados. E, até aqui, vem cumprindo essa meta com solidez: o Cruzeiro está no G4 há 22 rodadas consecutivas.
A primeira vez que o clube entrou no grupo dos quatro primeiros – e não saiu mais – foi na 6ª rodada. Em 27 de abril, o Cruzeiro venceu o Vasco, por 1 a 0, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, e assumiu a posição no G4.
Aquela partida, inclusive, marcou o início da maior sequência invicta da equipe em 2024: foram 16 jogos sem derrota.
Desde então, o time celeste chegou a liderar o Brasileiro entre a 14ª e a 16ª rodada e, atualmente, ocupa a terceira colocação, com 52 pontos, sendo três a atrás dos líderes Palmeiras (1º) e Flamengo (2º). O clube paulista, porém, tem dois jogos a menos, enquanto o carioca ainda possui um jogo a fazer.
Melhor mandante e top 3 visitante
Muito do bom desempenho do Cruzeiro passa pelo equilíbrio entre os jogos em casa e fora.
Como mandante, o Cruzeiro é o melhor time da competição ao lado do Flamengo. Já somou 32 pontos em 14 partidas, com 10 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas.
Já como visitante, a equipe comandada por Leonardo Jardim soma 20 pontos, tendo a terceira melhor campanha fora de casa, com cinco vitórias, cinco empates e três derrotas.
O ataque, liderado por Kaio Jorge, artilheiro do campeonato com 15 gols, já marcou 40 no total. A defesa, por sua vez, é a segunda menos vazada da competição, com apenas 20 gols sofridos.
Libertadores cada vez mais próxima
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade de o Cruzeiro terminar no G4 do Brasileiro é de 94%.
Vale lembrar, que também há possibilidade de classificação via G6, com o 5º e o 6º colocados indo para a fase preliminar da Libertadores. Considerando esse cenário, as chances de o Cruzeiro disputar o torneio continental em 2025 sobem para 99,68%, segundo os cálculos da UFMG.
Cruzeiro no G4 do Brasileiro (22 rodadas – desde a 6ª)
- 1º lugar – 3 rodadas
- 2º lugar – 10 rodadas
- 3º lugar – 6 rodadas
- 4º lugar – 3 rodadas

