publicidade

Com objetivo cada vez mais próximo, Cruzeiro completa 22 rodadas no G4; veja números

Time celeste tem campanha consistente desde abril, mantém regularidade dentro do G4 e se aproxima da vaga à Libertadores de 2026

publicidade

Tanto a direção quanto o técnico Leonardo Jardim já deixaram nítido: o objetivo do Cruzeiro em 2025 é conquistar uma vaga à Copa Libertadores da próxima temporada. E esse objetivo está cada vez mais próximo.

Para garantir a classificação direta à principal competição sul-americana, o time celeste precisa terminar o Campeonato Brasileiro entre os quatro primeiros colocados. E, até aqui, vem cumprindo essa meta com solidez: o Cruzeiro está no G4 há 22 rodadas consecutivas.

A primeira vez que o clube entrou no grupo dos quatro primeiros – e não saiu mais – foi na 6ª rodada. Em 27 de abril, o Cruzeiro venceu o Vasco, por 1 a 0, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, e assumiu a posição no G4.

Aquela partida, inclusive, marcou o início da maior sequência invicta da equipe em 2024: foram 16 jogos sem derrota.

Desde então, o time celeste chegou a liderar o Brasileiro entre a 14ª e a 16ª rodada e, atualmente, ocupa a terceira colocação, com 52 pontos, sendo três a atrás dos líderes Palmeiras (1º) e Flamengo (2º). O clube paulista, porém, tem dois jogos a menos, enquanto o carioca ainda possui um jogo a fazer.

Melhor mandante e top 3 visitante

Muito do bom desempenho do Cruzeiro passa pelo equilíbrio entre os jogos em casa e fora.

Como mandante, o Cruzeiro é o melhor time da competição ao lado do Flamengo. Já somou 32 pontos em 14 partidas, com 10 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas.

Já como visitante, a equipe comandada por Leonardo Jardim soma 20 pontos, tendo a terceira melhor campanha fora de casa, com cinco vitórias, cinco empates e três derrotas.

O ataque, liderado por Kaio Jorge, artilheiro do campeonato com 15 gols, já marcou 40 no total. A defesa, por sua vez, é a segunda menos vazada da competição, com apenas 20 gols sofridos.

Libertadores cada vez mais próxima

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade de o Cruzeiro terminar no G4 do Brasileiro é de 94%.

Vale lembrar, que também há possibilidade de classificação via G6, com o 5º e o 6º colocados indo para a fase preliminar da Libertadores. Considerando esse cenário, as chances de o Cruzeiro disputar o torneio continental em 2025 sobem para 99,68%, segundo os cálculos da UFMG.

Cruzeiro no G4 do Brasileiro (22 rodadas – desde a 6ª)

  • 1º lugar – 3 rodadas
  • 2º lugar – 10 rodadas
  • 3º lugar – 6 rodadas
  • 4º lugar – 3 rodadas
Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro