Com a suspensão do experiente argentino Lucas Villalba, o jovem Jonathan Jesus, de 21 anos, pode ganhar uma nova chance no Cruzeiro na “decisão” contra o Vasco. As equipes de Fernando Diniz e Leonardo Jardim vão se enfrentar neste sábado (27), às 18h30, em São Januário, no Rio de Janeiro, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Candidato mais provável para assumir a vaga de Villalba, Jonathan deve reaparecer entre os titulares após mais de um mês. A última atuação de Jesus foi no empate contra o Mirassol, por 1 a 1, no Maião, pela 20ª rodada, no dia 18 de agosto.
Naquela ocasião, o zagueiro atuou improvisado na lateral direita, já que William e Fagner não estavam à disposição. Agora, ele deve formar dupla com Fabrício Bruno em um jogo de extrema importância para o Cruzeiro, de olho na liderança do Brasileirão.
Em caso de vitória fora de casa e de “tropeço” do Flamengo diante do Corinthians, em São Paulo, a Raposa assumirá o topo da tabela. O Cruzeiro foi ultrapassado pelo Rubro-Negro ao final da 17ª rodada e, desde então, não conseguiu retomar o primeiro lugar na classificação.
O Cruzeiro ocupa a vice-liderança da Série A, com 50 pontos, enquanto o Flamengo tem um a mais. Palmeiras e Mirassol fecham o G4, com 49 e 42 pontos, respectivamente. O Vasco está na parte debaixo da tabela, na 13ª posição, com 27 pontos.
Da titularidade ao banco de reservas
No início da temporada, ainda sob o comando de Fernando Diniz, Jonathan Jesus era titular ao lado de Fabrício Bruno. O cenário se manteve no início da “era Leonardo Jardim”, em que o técnico português criticou publicamente o desempenho de Villalba.
Ao longo do tempo, com a evolução do zagueiro argentino e com a mudança no estilo de jogo da equipe, Jardim deu um voto de confiança a Villalba. Dessa vez, o “hermano” assumiu a titularidade e não largou mais. Lucas é um dos principais responsáveis pelo Cruzeiro ter a terceira melhor defesa do campeonato, com 17 gols sofridos em 24 jogos.
Desempenho do Cruzeiro com Jonathan
Os números indicam a perda de espaço de Jonathan Jesus: das 23 partidas no ano, o camisa 34 entrou em campo oito vezes no Campeonato Mineiro e cinco na Copa Sul-Americana, torneios que se encerraram há alguns meses.
Apesar de não ser mais titular, o garoto conta com o prestígio de Jardim, visto que chegou a ser utilizado até de forma improvisada na lateral. Em 2025, Jonathan Jesus soma 23 atuações, sendo 19 como titular. No Brasileirão, foram apenas sete jogos, saindo duas do banco de reservas.
Com Jonathan em campo, o Cruzeiro tem um aproveitamento de 50,72%, com nove vitórias, oito empates e seis derrotas na temporada.

