O Cruzeiro reverteu, nas últimas horas, a punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ao meia Eduardo. Após atuação do departamento jurídico celeste, foi definido que o camisa 21 poderá enfrentar o Bragantino neste domingo (21), às 20h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro.
Segundo apuração do Central da Toca, a decisão inicial do STJD foi revertida em pagamento de cesta básica. Com isso, Eduardo será opção para o técnico Leonardo Jardim no duelo pela 24ª rodada da Série A.
No dia 12 deste mês, Eduardo foi julgado pela expulsão no empate sem gols contra o Vitória, em 12 de junho, no Barrador, em Salvador pela 12ª rodada do Brasileirão. Inicialmente, ele recebeu quatro jogos de punição, incluindo a suspensão automática no duelo seguinte, mas a pena foi reduzida para três partidas nos últimos dias.
Aquela partida foi disputada em um campo completamente encharcado, e Eduardo fez falta dura em Jamerson, do Vitória. Após checagem do VAR, ele foi expulso com cartão vermelho direto.
A Procuradoria denunciou Eduardo por infração ao artigo 254 do CBJD por jogada violenta. A Sexta Comissão Disciplinar do STJD já havia entendido que não houve dolo na conduta do meia do Cruzeiro.
Além de ter cumprido a suspensão automática, Eduardo desfalcou o Cruzeiro na vitória sobre o Bahia, na Fonte Nova, também em Salvador. Agora, fica livre para atuar diante do Bragantino.
Números de Eduardo
Na temporada, Eduardo é um dos atletas do Cruzeiro com mais partidas, com 38 atuações em 2025. No período, ele marcou cinco gols e contribuiu com mais uma assistências. Com o camisa 21 em campo, a Raposa somou 18 vitórias, 11 empates e nove derrotas.
No ano, Eduardo já foi acionado 20 vezes no decorrer dos jogos, enquanto foi titular em outras 18 oportunidades.

