O gol de Matheus Pereira, que garantiu a vitória do Cruzeiro por 1 a 0 sobre o São Paulo, neste sábado (30), pela 22ª rodada do Brasileirão, encerrou um jejum de dois anos do clube celeste sem marcar em cobranças de falta. A última vez que um jogador da Raposa havia balançado a rede em bolas paradas foi em 8 julho de 2023.
A partida em questão foi contra o Vasco, pela 14ª rodada do Brasileirão 2023. O volante Filipe Machado, aos 48 minutos da segunda etapa, cobrou de longe e marcou o gol da vitória do Cruzeiro, por 1 a 0, no São Januário, no Rio de Janeiro. Os três pontos conquistados na partida foram cruciais na luta da Raposa contra o rebaixamento, naquela oportunidade.
Agora, com o belo gol marcado pelo camisa 10, o Cruzeiro chegou aos 44 pontos e assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro momentaneamente. Isso porque o Palmeiras ainda jogará, neste domingo (31), contra o Corinthians, às 18h30, na Neo Química Arena, em São Paulo. Caso vença, os comandados de Abel Ferreira chegarão aos 46, dois a mais que o time celeste, e ultrapassa a Raposa na tabela.
Nova escrita derrubada
Além do longo tempo sem marcar em cobranças de falta, o Cruzeiro acumulava uma sequência de quase seis anos sem vitórias sobre o São Paulo no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro.
A última vez que o Cruzeiro havia superado o São Paulo dentro do Gigante da Pampulha, pelo Brasileiro, aconteceu no dia 16 de outubro de 2019, pela 26ª rodada da Série A. Na ocasião, o meia Thiago Neves anotou o único gol do jogo, aos 12 minutos do segundo tempo. Desde aquela partida, a Raposa recebeu a equipe paulista duas vezes: a primeira delas foi no Independência e a última no Mineirão.
+ Leia também: Cruzeiro quebra mais uma escrita em 2025 ao vencer o São Paulo no Mineirão
Em 24 de junho de 2023, com gol contra do ex-lateral-direito Rafinha, a Raposa derrotou o adversário no Horto, pela 12ª rodada do Brasileirão. Já no ano passado, em 15 de novembro, pela 26ª rodada, foi a vez do São Paulo vencer por 1 a 0, no Mineirão, com gol do meia-atacante William Gomes.
Quebra de invencibilidade no Brasileiro
O resultado positivo também marcou a quebra de uma sequência de oito jogos sem derrota do São Paulo. O último revés do clube paulista no Brasileirão havia sido diante do Flamengo, pela 12ª rodada, por 2 a 0, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
A partir daí, os comandados do técnico Hernán Crespo acumularam 19 pontos em oito partidas disputadas. O São Paulo iniciou o bom momento no empatou com o Bragantino (2 a 2) e Sport (2 a 2), e venceu o Corinthians (2 a 0), Juventude (1 a 0), Fluminense (3 a 1), Internacional (2 a 1), Vitória (2 a 0) e Atlético-MG (2 a 0).
Com o resultado negativo diante do Cruzeiro, o time comandado por Hernán Crespo estacionou no 7º lugar na classificação, com 32 pontos. Como o Bragantino, única equipe capaz de alcançar o São Paulo, perdeu por 4 a 1, para o Botafogo, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, os paulistas terminarão a 22ª rodada na mesma posição.

