Embalado por duas vitórias consecutivas, sendo uma delas no clássico pela Copa do Brasil, o Cruzeiro volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. Pela 22ª rodada da competição, a equipe celeste enfrenta o São Paulo neste sábado (30), às 21h (de Brasília), no Mineirão.
Diante da equipe de Hernán Crespo, o Cruzeiro poderá vencer o Tricolor Paulista após quase seis anos no Gigante da Pampulha. O último triunfo sobre o São Paulo, no Mineirão, foi no dia 16 de outubro de 2019, pela 26ª rodada da Série A. Na ocasião, o meia Thiago Neves anotou o único gol do jogo, aos 12 minutos do segundo tempo.
Com moral pelo resultado positivo no clássico, o Cruzeiro chegará para o confronto também em grande fase no Campeonato Brasileiro. O time celeste ocupa a terceira posição na tabela, com 41 pontos. O Flamengo lidera a competição, com 46, e é perseguido pelo vice-líder Palmeiras, com 42.
Em evolução na liga nacional, o São Paulo se aproximou do G6 nas últimas partidas e já está na sétima posição, com 32 pontos. O Mirassol é o sexto, com a mesma pontuação, mas leva vantagem no saldo de gols. O adversário do Cruzeiro, no entanto, tem dois jogos a menos em relação ao estreante na elite do futebol brasileiro.
Quem pode jogar e desfalques
Cruzeiro
Sem baixas por lesão ou suspensão entre os titulares que venceram o Atlético-MG por 2 a 0, na Arena, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, o técnico Leonardo Jardim poderá repetir a equipe considerada “ideal”. No entanto, o comandante celeste indicou que deve promover alterações visando a gestão do elenco.
Segundo o treinador, não se trata de poupar jogadores, já que o clube terá um período sem partidas devido à Data Fifa, mas sim de gestão do elenco, após uma sequência desgastante de jogos decisivos.
Após o duelo com o São Paulo, o Cruzeiro terá 13 dias de intervalo até o próximo compromisso: o jogo de volta contra o Atlético-MG, no dia 11 de setembro (quinta-feira), no Mineirão, pela Copa do Brasil.
Reforço recente da Raposa, o colombiano Luis Sinisterra pode fazer sua estreia. Apesar de não ter sido relacionado para o clássico da última quarta-feira, Jardim confirmou que o atacante será opção no banco diante do São Paulo.
A boa notícia é a liberação do zagueiro João Marcelo do departamento médico. A partir desta sexta (29), ele voltou a treinar com o grupo.
No entanto, como não entra em campo desde fevereiro, quando rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito, o defensor ainda precisará readquirir a melhor forma física. A expectativa é de que logo ele volte a ser relacionado para os compromissos da Raposa por Brasileirão e Copa do Brasil.
No departamento médico, seguem o zagueiro Janderson, em recuperação de cirurgia no joelho, e o lateral-direito Fagner, que se recupera de uma fratura na fíbula da perna direita.
Provável escalação do Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Christian; Matheus Pereira, Wanderson e Kaio Jorge.
São Paulo
Afetado por vários desfalques, o técnico Hernán Crespo, do São Paulo, ganhou uma boa notícia nas últimas horas antes do duelo com o Cruzeiro.
Para o confronto, Crespo pode contar com o retorno do lateral-esquerdo Wendell. Recuperado de lesão muscular na coxa esquerda, o defensor participou normalmente das atividades desta quinta (28) e sexta-feira (29).
Vale ressaltar que, diante do Cruzeiro, o São Paulo não terá alguns titulares, como o zagueiro equatoriano Robert Arboleda, o volante Marcos Antônio, o meia Lucas Moura e o atacante André Silva. Todos estão entregues ao Departamento Médico (DM) do Tricolor Paulista por diferentes razões.
Quem também não será opção no Mineirão é o lateral-esquerdo Enzo Díaz. O argentino recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Atlético-MG, no Morumbi, em São Paulo, pela 21ª rodada, e cumprirá suspensão automática.
A provável escalação do São Paulo: Rafael; Ferraresi, Alan Franco e Sabino; Cédric, Pablo Maia, Bobadilla, Rodriguinho e Wendel (Patryck Lanza); Luciano e Ferreira.

