Após garantir a classificação às quartas de final da Copa do Brasil, o Cruzeiro volta a campo pelo Campeonato Brasileiro, competição na qual busca seguir no topo da tabela. Neste domingo (10), a equipe celeste enfrenta o Santos, às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 19ª rodada.
Jogando em casa, o Cruzeiro contará com o apoio de mais de 61 mil torcedores. Todos os ingressos foram vendidos, e o clube promete uma grande festa com tirantes, balões e show de fogos antes de a bola rolar no Gigante da Pampulha.
Vale lembrar que o Cruzeiro é o segundo melhor mandante da competição, com sete vitórias, um empate e apenas uma derrota. O desempenho em casa tem sido um dos pilares para a boa campanha, que mantém o time na vice-liderança, com 37 pontos — três a menos que o líder Flamengo, que já jogou na rodada e venceu o Mirassol por 2 a 1, no Maracanã.
O Santos, adversário deste domingo, vive momentos de instabilidade na temporada, mas chega ao Mineirão embalado por dois jogos sem perder: empate com o Sport, fora de casa, e vitória sobre o Juventude, como mandante. No entanto, a equipe ocupa apenas 15ª posição, com 18 pontos.
Cruzeiro x Santos: onde assistir
- Pay-per-view: Premiere
- TV aberta: Record
- Youtube: a Samuca TV transmite em áudio e com imagens da narração de Alberto Rodrigues. Samuel Venâncio estará diretamente do Mineirão, ao lado do narrador e de Fabrício. Também do estádio, Thiago Souza, o repórter da galera, entrevistará os torcedores no entorno do Mineirão. Do estúdio, os comentários serão de Amanda Buru. Thiago Valu será o âncora.
Cruzeiro x Santos: palpites
Artilheiro do Brasileirão, com 13 gols, Kaio Jorge tem no Mineirão o seu palco preferido. Nove desses gols foram marcados atuando no Gigante da Pampulha, ou seja quase 70% do total. Por isso, um bom palpite é que ele balance as redes a qualquer momento.
Quer fazer um palpite para este jogo? Acesse KTO.bet.br. Jogue com responsabilidade. Apostas são permitidas apenas para maiores de 18 anos.
Quem pode jogar e desfalques
Cruzeiro
Contra o Santos de Neymar, o Cruzeiro não poderá contar com o lateral-direito Fagner, em processo de recuperação de uma fratura em um osso da perna direita. Os demais atletas do elenco celeste estarão à disposição de Jardim, já que não há mais nenhuma baixa por ordem médica e também por suspensão. A preparação foi encerrada na tarde deste sábado (9), na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte.
Rodriguinho, negociado com o Ceará, não foi relacionado e viaja para se apresentar ao novo clube já neste domingo. Ele será emprestado pelo Cruzeiro, sem opção de compra, até o fim da temporada.
A tendência é que, pelo terceiro jogo seguido, Jardim repita a escalação do Cruzeiro nas vitórias contra o Botafogo, no último domingo (3), pelo Brasileirão, e CRB, na quinta (7), pela Copa do Brasil. O técnico português, inclusive, não colocava a mesma formação em campo por duas partidas consecutivas nos últimos 23 jogos.
Após o duelo com o Santos, o Cruzeiro terá uma semana livre depois de muito tempo para fazer ajustes na equipe e recuperar fisicamente os atletas. Pela Série A, o time só voltará a entrar em campo na outra segunda-feira (18), às 20h (de Brasília), contra o Mirassol, no interior de São Paulo.
Santos
No Mineirão, o Santos deve contar com o retorno de Guilherme ao time titular. O atacante se recuperou de dores no tornozelo direito e treinou normalmente com os companheiros durante a semana, no CT Rei Pelé.
Outra possível novidade é o volante Tomás Rincón, que volta a ficar à disposição após cumprir suspensão pela expulsão contra o Sport.
Já o lateral-direito Mayke, revelado na Toca da Raposa I e multicampeão pelo Cruzeiro, deve fazer o seu primeiro jogo como titular. Na última segunda (4), ele estreou pelo Santos na vitória sobre o Juventude, no Morumbis, em São Paulo, pelo Brasileirão. No jogo, Mayke saiu do banco e correspondeu às expectativas.
Por outro lado, o técnico Cléber Xavier não terá o zagueiro João Basso e o volante Willian Arão diante do Cruzeiro. Entregues ao Departamento Médico (DM) do Santos, eles não serão relacionados para o compromisso neste domingo (10).
Cruzeiro x Santos: ficha técnica
Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Christian; Matheus Pereira, Wanderson e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim
Santos
Gabriel Brazão; Mayke (Igor Vinicius), Luisão, Luan Peres e Souza; Tomás Rincón (Gabriel Bontempo), Zé Rafael (João Schmidt) e Neymar; Rollheiser, Tiquinho Soares e Barreal. Técnico: Cleber Xavier.
- Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 10 de agosto de 2025 (domingo), às 18h30 (de Brasília)
- Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
- Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
- Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Leone Carvalho Rocha (GO)
- VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)

