O Cruzeiro não teve uma grande atuação na noite desta quarta-feira (23) e só ficou no empate por 0 a 0 com o Corinthians, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo truncado na intermediária, com muitos passes errados e alternâncias de posse de bola, não favoreceu o estilo de jogo da Raposa.
Apesar do rendimento abaixo da média em relação aos últimos compromissos no Brasileirão, o Cruzeiro cumpriu seu objetivo de continuar somando pontos na briga na parte de cima da tabela. O time celeste ainda chegou a 16ª partida de invencibilidade na temporada, com 11 vitórias e cinco empates.
A melhor chance do Cruzeiro foi ainda no primeiro tempo, quando Kaio Jorge desperdiçou grande oportunidade. O artilheiro cruzeirense ‘furou’ o chute em cruzamento rasteiro de Christian pelo lado direito. O atacante estava de frente para o gol, mas não conseguiu completar de canhota.
No fim da partida, Cássio fez grande defesa para segurar o empate. O goleiro da Raposa saltou no ângulo direito para defender o chute de Memphis Depay. Na cobrança de escanteio, Lucas Villalba tirou a bola em cima da linha em cabeceio de Gustavo Henrique.
Destaque negativo
A pouca criatividade ofensiva do Cruzeiro foi o destaque negativo da equipe. Os comandados de Leonardo Jardim não conseguiram superar a defesa bem postada do Corinthians e apresentou pouco repertório.
Destaque positivo
A dupla Fabrício Bruno e Lucas Villalba teve boa atuação. O defensor argentino salvou o Cruzeiro da derrota nos últimos minutos.
Situação na tabela
Com a igualdade no placar, o Cruzeiro chegou aos 34 pontos e garantiu a liderança da competição por mais uma rodada. A vantagem celeste em relação ao vice-líder Flamengo é de quatro pontos.
O time rubro-negro entra em campo nesta quarta-feira, às 21h30, para enfrentar o Bragantino (4º colocado, com 27), em Bragança Paulista.
Próximo jogo do Cruzeiro
Agora, o Cruzeiro volta a campo neste domingo (27) para medir forças com o Ceará. As equipes se enfrentarão no Mineirão, em Belo Horizonte, a partir das 16h (de Brasília), pela 17ª rodada do Brasileirão.
O jogo
Característica marcante nas últimas atuações, o Cruzeiro pressionou o Corinthians nos minutos iniciais da partida. O ‘abafa’ quase fez com que o placar fosse aberto na Neo Química Arena aos 10′. Kaio Jorge recebeu ótimo cruzamento de Christian pelo lado direito da área, mas ‘furou’ o chute e não conseguiu completar.
A resposta do Corinthians veio aos 24′, com Memphis. O holandês soltou uma bomba em cobrança de falta próxima à grande área, e Cássio defendeu de manchete.
Christian também desperdiçou outra grande oportunidade. O volante não acreditou que o cruzamento feito por Kaiki fosse passar pela defesa do Corinthians e não conseguiu finalizar. A bola bateu na coxa direita do meio-campista e saiu para a linha de fundo. Ele estava livre de marcação na pequena área.
No restante da etapa inicial, o Cruzeiro ficou com a posse da bola procurando espaços para atacar, mas não encontrou com facilidade.
A volta das duas equipes do intervalo foi da mesma forma como acabou o primeiro tempo. Muita disputa no meio-campo e com poucas chances claras de gol. Ambas as equipes erravam muitos passes e cometiam faltas na intermediária.
No fim da partida, Cássio fez grande defesa para segurar o empate. O goleiro da Raposa saltou no ângulo direito para defender o chute de Memphis Depay. Na cobrança de escanteio, Lucas Villalba tirou a bola em cima da linha em cabeceio de Gustavo Henrique.
CORINTHIANS 0 X 0 CRUZEIRO
Corinthians
Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; José Martínez, Breno Bidon (Kayke, aos 37’2ºT), Charles (Carrillo, aos 21’2ºT) e Rodrigo Garro; Talles Magno (Ángel Romero, aos 21’2ºT) e Memphis Depay. Técnico: Dorival Júnior
Cruzeiro
Cássio; Willian, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Matheus Pereira (Bolasie, aos 43’2ºT) e Christian (Eduardo, aos 24’2ºT); Wanderson (Marquinhos, aos 24’2ºT) e Kaio Jorge (Gabigol, aos 33’2ºT). Técnico: Leonardo Jardim
- Cartões amarelos: José Martínez, Charles, Carrillo, Garro (Corinthians); Lucas Romero, Kaiki (Cruzeiro)
- Motivo: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 23 de julho de 2025 (quarta-feira), às 19h30 (de Brasília)
- Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
- Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
- Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Luiz Cláudio Regazone (RJ)
- VAR: Bráulio da Silva Machado (SC)

