O Cruzeiro entrou em campo com uma escalação modificada neste domingo (20), diante do Juventude, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. E as mudanças surtiram efeito. A equipe celeste goleou os gaúchos por 4 a 0, no Mineirão, e se consolidou ainda mais na liderança da competição, agora com 33 pontos.
Após a partida, o técnico Leonardo Jardim explicou que a decisão de preservar alguns atletas foi tomada em razão do desgaste físico causado pela sequência de jogos. Segundo ele, manter a intensidade exige atletas descansados e prontos para executar o modelo de jogo.
“Se jogarmos com os mesmos sempre de três em três dias, não vamos ter intensidade, o número de lesões vai aumentar. Espero que não tenha sido nada de mais com o Lucas (Silva). Espero ter a equipe o mais inteira possível. O campeonato é longo, e a gente sabe que o Brasileiro tem 19 jogos de um turno e 19 de outro e é um campeonato gigante. Por isso, preservamos, e a equipe foi muito bem, está de parabéns”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Lucas Silva, um dos jogadores preservados e citados por Jardim, entrou no segundo tempo, mas precisou ser substituído após sentir dores na perna em uma dividida. Ele será reavaliado pelo departamento médico para saber a gravidade da possível lesão.
Mudanças no time titular
Em relação à formação considerada titular, Jardim fez seis mudanças. Duas delas por motivos naturais: Cássio, suspenso, deu lugar a Léo Aragão; e Kaiki, que retornou após suspensão, reassumiu a lateral esquerda.
As demais alterações foram por decisão técnica visando preservar atletas: Eduardo substituiu Lucas Silva; Gabigol entrou no lugar de Matheus Pereira; Marquinhos ocupou a vaga de Wanderson; e William começou entre os titulares no lugar de Fagner — esse último ainda em disputa aberta pela titularidade na lateral direita.
Jardim fez questão de elogiar o desempenho dos atletas que receberam oportunidade no time titular. Gabigol marcou dois gols e foi o destaque da partida. Eduardo também balançou as redes e teve atuação consistente no meio-campo.
“Não somos só 11. Vou ser repetitivo. Estou muito feliz que o Leo entrou hoje e não sofreu gols, muito feliz que o Marquinhos fez um bom jogo, muito feliz pelos gols do Gabriel, estou muito feliz com o Eduardo. Ele fez um jogo enorme. Não foi só pelo gol. Ele circulou a bola, ele fez interceptações. É isso que nós esperamos do nosso grupo. É termos um grupo de jogadores, que, quando são chamados, deem uma resposta positiva”, finalizou.
O próximo compromisso do Cruzeiro será nesta quarta-feira (23), às 19h30, contra o Corinthians, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

