O próximo compromisso do Cruzeiro será especial para dois jogadores do elenco. Multicampeões pelo Flamengo, o zagueiro Fabrício Bruno e o atacante Gabigol vão reencontrar o ex-clube pela primeira vez desde a transferência para a Raposa. As equipes se enfrentarão neste domingo (4), às 18h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O duelo será importante para definir as primeiras posições na tabela do torneio nacional. Mandante do jogo, o Cruzeiro está na quarta colocação, com 10 pontos (três vitórias, um empate e duas derrotas). Já o Flamengo lidera a Série A, com 14 (quatro triunfos e duas igualdades).
Chegada de Fabrício Bruno ao Cruzeiro
Fabrício Bruno chegou ao Cruzeiro em 11 de janeiro deste ano e assinou contrato válido até dezembro de 2028. Para ter o defensor, o clube mineiro precisou desembolsar 7 milhões de euros (cerca de R$ 43,7 milhões na cotação da época). O valor foi confirmado pelo próprio Flamengo.
A negociação pelo zagueiro de 29 anos se arrastou por pouco mais de uma semana. Na mesma época, o Cruzeiro tinha como Valentín Gómez, do Vélez Sarsfield, da Argentina, como ‘plano A’. No entanto, após desistência da diretoria celeste, Fabrício Bruno se tornou prioridade para reforçar o setor.
A venda do camisa 4 foi bem aceita pelos torcedores flamenguistas, uma vez que Fabrício tinha perdido a condição de titular e vinha sendo opção para o técnico Filipe Luís no banco de reservas.
+ Leia também: Gabigol e mais dois jogadores do Cruzeiro projetam duelo com Flamengo
Além da proposta financeira vantajosa para todas as partes envolvidas no negócio, Fabrício deixou o clube com a ideia de jogar com mais frequência, o que vem conseguindo no Cruzeiro – disputou 17 partidas como titular e deu uma assistência.
História de Fabrício Bruno no Flamengo
Fabrício Bruno construiu uma história bonita no Flamengo. No clube desde 2022, quando foi vendido pelo Red Bull Bragantino, o defensor defendeu as cores rubro-negras em 148 ocasiões, com seis gols marcados e três assistências em três temporadas.
Durante esse período, Fabrício foi campeão de uma Copa Libertadores (2022), duas Copas do Brasil (2022 e 2024) e um Campeonato Carioca (2024).
Chegada de Gabigol ao Cruzeiro

A chegada de Gabigol ao Cruzeiro foi impactante. Depois de anunciar que não renovaria seu contrato com o Flamengo, o atacante gerou expectativas em torcedores de vários clubes do Brasil, mas acabou fazendo o cruzeirense mais feliz logo na virada do ano.
Gabigol foi anunciado como reforço celeste logo após a contagem regressiva para o início de 2025. Ele assinou contrato com a Raposa até o fim de 2028.
Mesmo em baixa no Flamengo, o centroavante chegou com status de grande contratação. Ele recebeu a camisa 9 das mãos de Pedro Lourenço, dono do clube, em uma festa de apresentação para mais de 40 mil torcedores no Mineirão.
Depois disso, já entrou em campo em 15 jogos e se tornou o artilheiro do Cruzeiro na temporada, com sete gols – sendo cinco no Campeonato Mineiro, um no Brasileirão e um na Copa Sul-Americana.
Atualmente, Gabriel Barbosa não é considerado titular do time de Leonardo Jardim. Ele perdeu a posição para Kaio Jorge, mas no último jogo do Cruzeiro, os dois atuaram juntos e tiveram bom desempenho.
História de Gabigol no Flamengo
Gabigol construiu uma carreira muito sólida no Flamengo e é considerado um dos maiores ídolos do clube ao lado de Zico. Ele foi importante na conquista de vários títulos que deram um peso ainda maior para a história rubro-negra.
Logo em sua primeira temporada pelo Flamengo, o atacante foi peça-chave na conquista da Libertadores de 2019. Foi dele os dois gols na decisão diante do River Plate, da Argentina, em Lima, no Peru. Ainda no mesmo ano, foi artilheiro na campanha que terminou com o título do Brasileirão.
Barbosa deixou o clube com 13 títulos no currículo, sendo duas Libertadores (2019 e 2022), dois Brasileiros (2019 e 2020), duas Copas do Brasil (2022 e 2024), duas Supercopas do Brasil (2020 e 2021), uma Recopa Sul-Americana (2020) e quatro Cariocas (2019, 2020, 2021 e 2024).
Ao todo, o centroavante disputou 305 jogos com a camisa rubro-negra, balançou as redes adversárias 160 vezes – sendo 16 gols em 11 finais – e deu 44 assistências.
Como será o reencontro?
Depois da vitória do Cruzeiro por 2 a 0 sobre o Vila Nova-GO, nessa quinta-feira (1º), no Mineirão, pelo jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil, Gabigol comentou sobre o reencontro contra o ex-clube.
“Vai ser um reencontro muito maneiro. Todos sabem do meu carinho e do meu amor pelo Flamengo, isso nunca vou esconder. É o time que está no meu coração. Espero que seja um reencontro legal e que o Cruzeiro vença (risos)”, disse.

