Com o Cruzeiro de olho, os árbitros que atuam na Série A do Campeonato Brasileiro iniciaram, nessa terça-feira (15), os novos treinamentos preparados pela Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os profissionais receberão as instruções até esta quinta (17), no Clube da Aeronáutica (CAER), no Rio de Janeiro.
Segundo a CBF, 56 árbitros têm participado dos treinamentos da Comissão de Arbitragem, incluindo 24 árbitros de campo (centrais), 24 assistentes e oito profissionais que operam as cabines do VAR.
De forma simultânea, 16 árbitros assistentes fizeram exercícios de simulação e analisaram lances no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB). Conforme a CBF, será feito um rodízio para que os árbitros de campo e de vídeo participem dessa atividade.
Com esse treinamento, a CBF iniciou o projeto de profissionalização da arbitragem com trabalhos técnicos, táticos e teóricos. No campo, para a simulação de condições reais de um jogo, foram instaladas oito câmeras e montadas cabines do VAR em contêineres.

Dinâmica das atividades
Na sequência do treinamento, nesses dias de treinos, os árbitros vão atuar em jogos simulados de times do futebol carioca de base. A ideia é que cada quarteto de arbitragem (central, dois assistentes e o quarto árbitro) apite por um período. Todos serão trocados de posições.
Ainda de acordo com a CBF, “além do quarteto, haverá duas cabines do VAR, uma online, que estará em contato com a equipe de campo, e outra offline, que se comunicará com um outro árbitro no monitor”. A equipe offline acompanhará os lances da tela e simulará as tomadas de decisão do campo de jogo.
Finalizada a atividade, os árbitros vão receber uma análise, feita por instrutores da CBF que acompanharam a atividade de uma estrutura montada pela Comissão, com monitores de VAR. O objetivo é que o feedback seja dado de forma instantânea, apontando acertos e eventuais correções a serem feitas.

