publicidade

Cruzeiro de olho: árbitros da Série A passam por novos treinamentos na CBF

Árbitros do Campeonato Brasileiro iniciaram projeto de profissionalização junto à CBF; entenda novas orientações

publicidade

Com o Cruzeiro de olho, os árbitros que atuam na Série A do Campeonato Brasileiro iniciaram, nessa terça-feira (15), os novos treinamentos preparados pela Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os profissionais receberão as instruções até esta quinta (17), no Clube da Aeronáutica (CAER), no Rio de Janeiro.

Segundo a CBF, 56 árbitros têm participado dos treinamentos da Comissão de Arbitragem, incluindo 24 árbitros de campo (centrais), 24 assistentes e oito profissionais que operam as cabines do VAR.

De forma simultânea, 16 árbitros assistentes fizeram exercícios de simulação e analisaram lances no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB). Conforme a CBF, será feito um rodízio para que os árbitros de campo e de vídeo participem dessa atividade.

Com esse treinamento, a CBF iniciou o projeto de profissionalização da arbitragem com trabalhos técnicos, táticos e teóricos. No campo, para a simulação de condições reais de um jogo, foram instaladas oito câmeras e montadas cabines do VAR em contêineres.

CBF montou cabines do VAR para a preparação dos árbitros da Série A – Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Dinâmica das atividades

Na sequência do treinamento, nesses dias de treinos, os árbitros vão atuar em jogos simulados de times do futebol carioca de base. A ideia é que cada quarteto de arbitragem (central, dois assistentes e o quarto árbitro) apite por um período. Todos serão trocados de posições.

Ainda de acordo com a CBF, “além do quarteto, haverá duas cabines do VAR, uma online, que estará em contato com a equipe de campo, e outra offline, que se comunicará com um outro árbitro no monitor”. A equipe offline acompanhará os lances da tela e simulará as tomadas de decisão do campo de jogo.

Finalizada a atividade, os árbitros vão receber uma análise, feita por instrutores da CBF que acompanharam a atividade de uma estrutura montada pela Comissão, com monitores de VAR. O objetivo é que o feedback seja dado de forma instantânea, apontando acertos e eventuais correções a serem feitas.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro

Preparador tenta explicar ‘queda física’ do Cruzeiro, e Tite admite mudança em planejamento

Desempenho abaixo diante do Mirassol acende alerta, e comissão técnica explica bastidores