Com o Cruzeiro de olho, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quinta-feira (13), a nova estrutura da Comissão de Arbitragem (CA). O ex-árbitro Wilson Seneme, então presidente da comissão, foi desligado do cargo.
+ Leia também: FMF comenta reunião com Cruzeiro e diz que pisão em Dudu foi ‘acidental’
De acordo com a CBF, a novidade para 2025 é que a entidade contará, além da Comissão de Arbitragem, com um Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais. O objetivo é “aprimorar a arbitragem nacional e reduzir o número de decisões equivocadas nos jogos de futebol”.
Diante das alterações promovidas pela CBF, esse Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais será formado pelos seguintes integrantes: o italiano Nicola Rizolli, que apitou a final da Copa do Mundo de 2014, o argentino Nestor Pitana, árbitro da final da Copa do Mundo de 2018, e o brasileiro Sandro Meira Ricci, que trabalhou nas Copas de 2014 e 2018.
“O Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais estará em contato com a Comissão de Arbitragem analisando lances polêmicos, aqueles que suscitem dúvidas, e, ao analisá-los, os três integrantes do Comitê terão poder de voto, a fim de direcionar decisões da Comissão de Arbitragem”, explicou a entidade.
Nova Comissão de Arbitragem
Já com relação à Comissão de Arbitragem, a CBF definiu que haverá uma equipe técnia multidisciplinar. O grupo, coordenado por Rodrigo Cintra, terá ex-árbitros em sua formação. São eles: Luiz Flávio de Oliveira, Marcelo Van Gasse, Fabrício Vilarinho, Luiz Carlos Câmara Bezerra, Eveliny Almeida e Emerson Filipino Coelho.
Outra novidade
Por fim, a CBF também anunciou, nesta quinta (13), a criação da Escola Nacional de Arbitragem e a elaboração de um ranking nacional de arbitragem. As iniciativas já estarão vigentes neste semestre.

