publicidade

Cruzeiro busca ‘formação ideal’ com Tite e ainda não repetiu a escalação em 2026

Com calendário apertado e 'pressão' no Estadual, treinador testou diferentes peças até aqui

publicidade

Em busca da formação ideal, o Cruzeiro segue sem repetir uma escalação desde a chegada do técnico Tite. Ao longo da temporada 2026, o treinador já utilizou diferentes combinações no time titular, promovendo mudanças em praticamente todos os setores da equipe.

+ Leia mais: Cruzeiro se reapresenta após vitória e inicia preparação para enfrentar o Mirassol

Vale lembrar que a temporada teve início de forma antecipada, o que fez com que o comandante utilizasse uma equipe consideravelmente modificada nos primeiros compromissos do ano. Atletas das categorias de base, além de jogadores com menor minutagem em 2025, foram acionados nas primeiras rodadas do Campeonato Mineiro.

A ideia era que, ao longo do Estadual, já que o time celeste divide as atenções com o Campeonato Brasileiro, Tite pudesse mesclar o elenco e poupar alguns dos principais jogadores. No entanto, diante dos resultados abaixo do esperado, o Cruzeiro passou a sofrer pressão na competição e precisou utilizar força máxima para não correr risco de ficar fora da fase mata-mata.

Faltando uma rodada para o fim da fase classificatória, o Cruzeiro venceu o América-MG, nesse domingo (8), chegou à liderança do Grupo C e passou a ter 95,4% de chances de avançar às semifinais do Campeonato Mineiro, conforme projeção da UFMG.

Mudanças ao longo da temporada

Até aqui, Tite promoveu diversas alterações na equipe. Nas laterais, William e Fagner se alternaram pelo lado direito, enquanto no setor ofensivo houve variações entre Arroyo e Wanderson.

Na zaga, o treinador iniciou a temporada com Fabrício Bruno e Jonathan Jesus como dupla. No entanto, Jonathan sofreu uma lesão e deu lugar a João Marcelo, que passou a ganhar sequência entre os 11 iniciais na equipe considerada titular.

No meio-campo, Tite também testou diferentes funções. Gerson chegou a atuar mais adiantado, exercendo papel semelhante ao de Matheus Pereira em partida com equipe mista, além de ser utilizado como meia pela direita no lugar de Christian e, mais recentemente, como segundo volante, na vaga de Lucas Silva.

Agora, diante do Mirassol, após boa vitória contra o América-MG, o treinador terá a chance de repetir a escalação pela primeira vez. As equipes se enfrentam nesta quarta-feira (11), às 19h, no Maião, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro

Jogadores mais utilizados por Tite em 2026

  • 1º – João Marcelo: oito jogos
  • 2º – Arroyo: oito jogos
  • 3º – Cássio: sete jogos
  • 4º – Matheus Pereira: sete jogos
  • 5º – Jonathan Jesus: sete jogos
  • 6º – Christian: sete jogos
  • 7º – Fabrício Bruno: seis jogos
  • 8º – Kaiki: seis jogos
  • 9º – Kaio Jorge: seis jogos
  • 10º – Lucas Romero: seis jogos
  • 11º – Gerson: seis jogos
  • 12º – Japa: seis jogos
  • 13º – Wanderson: seis jogos
Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Pelo Cruzeiro, Kaio Jorge tem média de um gol a cada dois jogos desde que foi contratado

Artilheiro do Mineiro, atacante foi decisivo e marcou duas vezes no clássico contra o América-MG, no Mineirão, em BH, nesse domingo (8)

Vitória dá ‘respiro’ ao Cruzeiro, que agora terá sequência fora de casa; veja o calendário

Após vitória no clássico diante do América-MG, clube celeste alivia pressão e tenta embalar em sequência como visitante

Solução para a zaga? Com Villalba, Cruzeiro tem ótimo aproveitamento desde 2024

Zagueiro argentino foi um dos pilares do time em 2025, se recuperou de lesão no tornozelo esquerdo e é opção para o técnico Tite

Cruzeiro terá decisões no Mineiro, duelo com time da Libertadores e jogos contra campeões do Brasil

Com Tite sob pressão, Cruzeiro jogará fora de casa três vezes nos próximos cinco jogos; veja calendário