publicidade

Em busca do bicampeonato, Cruzeiro disputará 5ª final de Copinha da história; veja lista

Garotos do Cruzeiro vão a campo pela decisão neste domingo (25), diante do São Paulo, às 11h (de Brasília), no Pacaembu

publicidade

Dono da melhor campanha da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Cruzeiro vai em busca do bicampeonato da Copinha diante do São Paulo. Neste domingo (25), às 11h (de Brasília), no Pacaembu, o time comandado pelo técnico Mairon César disputará a quinta final do torneio da história da Raposa.

+ Leia também: Cruzeiro pode se isolar como maior algoz do Atlético-MG na Arena; veja números

A última decisão não é distante: em 2024, o Cruzeiro chegou à finalíssima do torneio sob comando do técnico Fernando Seabra. Na Neo Química Arena, a Raposa ficou perto do título, mas foi derrotada pelo Corinthians, por 1 a 0.

No ano passado, os crias da Toca ficaram pelo caminho nas quartas de final, eliminados justamente para o São Paulo. Em Jaú, no interior do Estado, o time celeste foi superado após a derrota por 3 a 1. Promessa do time principal, o lateral Kauã Prates marcou o único gol do Cruzeiro no jogo. Posteriormente, o Tricolor Paulista venceu o Corinthians e foi campeão Copinha.

O time paulista também foi o adversário no único título conquistado pelo Cruzeiro na Copa São Paulo. Em 2007, depois de um empate por 1 a 1 no tempo normal, os então garotos da base celeste levantaram o troféu com a vitória por 6 a 5 na disputa por pênaltis.

Cruzeiro em finais de Copinha

O Cruzeiro foi vice-campeão em outras duas oportunidades. Em 1996, a Raposa disputou o título da Copinha em um clássico estadual contra o América-MG. O arquirrival abriu 2 a 0, com o zagueiro William Machado e o atacante Rinaldo. O time celeste ainda descontou com o atacante Da Silva, mas já era tarde para reagir. A derrota por 2 a 1 deu o título de base ao Coelho.

Seis anos depois, em 2002, o Cruzeiro voltou a amargar o segundo lugar. Na decisão, a equipe cruzeirense perdeu para a Portuguesa, por 1 a 0, com gol do atacante Kesley. A Raposa era comandada por Ney Franco e tinha peças conhecidas do torcedor entre os titulares, como o goleiro Gomes e os meias Wendel e Walter Minhoca.

  • Cruzeiro 1×2 América-MG – Copa São Paulo 1996
  • Portuguesa 1×0 Cruzeiro – Copa São Paulo 2002
  • São Paulo (5) 1×1 (6) Cruzeiro – Copa São Paulo 2007
  • Corinthians 1×0 Cruzeiro – Copa São Paulo 2024

Campanha do Cruzeiro na Copinha

  • Cruzeiro 3×0 Barra-SC – fase de grupos
  • Esporte de Patos-PB 0x1 Cruzeiro – fase de grupos
  • Francana-SP 0x1 Cruzeiro – fase de grupos
  • Cruzeiro 3×0 Ponte Preta – 3ª fase
  • Cruzeiro 3×0 Meia Noite-SP – 2ª fase
  • Cruzeiro 3×1 Santos – oitavas de final
  • Guanabara City-GO 0x3 Cruzeiro – quartas de final
  • Cruzeiro 3×2 Grêmio – semifinal
  • São Paulo x Cruzeiro – final
Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
Samuel Chaves
Samuel Chaves é repórter do Central da Toca. Já integrou a equipe de esportes da Record TV e foi representante do Cruzeiro no programa Placar Eletrônico, da Rádio 98FM de Teófilo Otoni. Também atuou como setorista do clube celeste pelo Esporte News Mundo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Cruzeiro busca ‘formação ideal’ com Tite e ainda não repetiu a escalação em 2026

Com calendário apertado e 'pressão' no Estadual, treinador testou diferentes peças até aqui

Pelo Cruzeiro, Kaio Jorge tem média de um gol a cada dois jogos desde que foi contratado

Artilheiro do Mineiro, atacante foi decisivo e marcou duas vezes no clássico contra o América-MG, no Mineirão, em BH, nesse domingo (8)

Vitória dá ‘respiro’ ao Cruzeiro, que agora terá sequência fora de casa; veja o calendário

Após vitória no clássico diante do América-MG, clube celeste alivia pressão e tenta embalar em sequência como visitante

Solução para a zaga? Com Villalba, Cruzeiro tem ótimo aproveitamento desde 2024

Zagueiro argentino foi um dos pilares do time em 2025, se recuperou de lesão no tornozelo esquerdo e é opção para o técnico Tite