publicidade

Presidente da CBF confirma impedimento semiautomático no Brasil a partir de 2026

Tecnologia será usada no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil na próxima temporada

publicidade

O futebol brasileiro contará com uma novidade tecnológica a partir de 2026. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, confirmou que o impedimento semiautomático será adotado nas competições organizadas pela entidade, como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.

Em entrevista ao programa Seleção SporTV, nesta terça-feira (19), o dirigente destacou que a CBF fará um investimento significativo para trazer a tecnologia ao país. Ele afirmou que a decisão já foi, inclusive, pauta de reunião com os árbitros.

“Investimento alto que a CBF vai fazer. Ano que vem teremos, sim, o impedimento semiautomático. Queremos dar início a essa ferramenta. Estamos trabalhando”

Samir Xaud, presidente da CBF

A tecnologia, que já foi utilizada na Copa do Mundo de Clubes e na Champions League deste ano, é tratada como uma das prioridades pela atual gestão da CBF. O objetivo é ampliar a precisão nos lances de impedimento e reduzir os erros da arbitragem brasileira.

“Será no Brasileiro e na Copa do Brasil, nas principais competições da CBF. Então a gente quer dar o início a essa ferramenta importante. Acredito que vai ser muito útil para dar uma lisura a mais para as nossas competições. Nesses últimos meses, a gente viu uma redução dos erros de arbitragem. É um assunto que a gente tem como prioridade. A gente tá vendo a arbitragem com outros olhos. Queremos que seja a melhor arbitragem do mundo”, completou.

O impedimento semiautomático é uma tecnologia que auxilia a arbitragem na marcação de impedimentos com mais rapidez e precisão. O sistema utiliza câmeras especiais posicionadas ao redor do estádio, que captam pontos do corpo de cada jogador em tempo real, além de sensores na bola.

A decisão ainda passa pela validação humana, mas o tempo de análise é muito menor em comparação com o VAR tradicional.

Novo calendário também está em pauta

Ainda durante a entrevista, Samir Xaud revelou que a CBF apresentará um novo calendário para o futebol brasileiro nos próximos 50 dias. A proposta visa reduzir o número de datas nas próximas temporadas, com foco especial nos Estaduais e na própria Copa do Brasil.

A medida deve impactar diretamente a organização das competições nacionais, além de abrir espaço para um melhor planejamento de clubes que disputam torneios internacionais.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Cruzeiro busca ‘formação ideal’ com Tite e ainda não repetiu a escalação em 2026

Com calendário apertado e 'pressão' no Estadual, treinador testou diferentes peças até aqui

Pelo Cruzeiro, Kaio Jorge tem média de um gol a cada dois jogos desde que foi contratado

Artilheiro do Mineiro, atacante foi decisivo e marcou duas vezes no clássico contra o América-MG, no Mineirão, em BH, nesse domingo (8)

Vitória dá ‘respiro’ ao Cruzeiro, que agora terá sequência fora de casa; veja o calendário

Após vitória no clássico diante do América-MG, clube celeste alivia pressão e tenta embalar em sequência como visitante

Solução para a zaga? Com Villalba, Cruzeiro tem ótimo aproveitamento desde 2024

Zagueiro argentino foi um dos pilares do time em 2025, se recuperou de lesão no tornozelo esquerdo e é opção para o técnico Tite