O Cruzeiro solicitou, nas últimas horas, a dispensa do lateral-esquerdo Kauã Prates, de 16 anos, da convocação da Seleção Brasileira Sub-17 nos amistosos contra a Costa Rica. Integrado ao elenco sob o comando de Leonardo Jardim, o jovem defensor seguirá normalmente com o time principal nos próximos jogos da temporada.
Por meio das redes sociais, o Cruzeiro celebrou a convocação do zagueiro Vitor Hugo, do meia Felipe Morais e do atacante Pietro Tavares. Kauã também foi chamado pelo técnico Dudu Patetuci nessa segunda (4) para os compromissos nos dias 21 e 24 de agosto, em Santa Catarina. No entanto, a CBF aceitou o pedido do clube celeste e retirou Prates da lista.
“#CriasDaToca convocados para a Seleção Brasileira Sub-17! O zagueiro Vitor Hugo, o meia Felipe Morais e o atacante Pietro foram convocados para defender o Brasil nos amistosos contra a Costa Rica, em Florianópolis (SC)”, iniciou.
“O Cruzeiro agradece à CBF pela compreensão e por atender ao pedido do clube para que o lateral Kauã Prates não participe deste compromisso pela Seleção e siga a rotina com nosso elenco principal”, completou o Cruzeiro.
Vale ressaltar que Kauã Prates é considerado um atleta de confiança de Dudu Patetuci. No dia 12 de abril, ao lado de Vitor Hugo e de Felipe Morais, o lateral-esquerdo foi campeão do Sul-Americano Sub-17 pelo Brasil na final contra a Colômbia, nos pênaltis, em Cartagena.
Substituto imediato de Kaiki na lateral esquerda, Kauã Prates já foi acionado em cinco jogos na temporada, sendo três pela Copa Sul-Americana, um pela Copa do Brasil e um pelo Brasileirão. Ele foi relacionado por Leonardo Jardim para todos os compromissos recentes do Cruzeiro.
Sobre os amistosos
Segundo a programação divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), todos os atletas convocados vão se apresentar em Florianópolis no dia 15 deste mês. Os amistosos contra a Costa Rica serão os dois últimos antes da lista final para a Copa do Mundo da categoria, disputada no Catar ainda em 2025.
Garantido no Mundial, o Brasil integrará o Grupo H da competição, ao lado de Honduras, Indonésia e Zâmbia.
Convocados pela Seleção Brasileira
Goleiros
- Gabriel Menegon – Grêmio
- João Pedro – Santos
- Lucas Andrade – Vasco da Gama
Laterais-direitos
- Angelo Henrique – São Paulo
- Arthur Ryan – Fluminense
Laterais-esquerdos
- Geovanne Soares – São Paulo
- Derick Campos – Palmeiras
Zagueiros
- Luis Eduardo – Grêmio
- Vitor Hugo – Cruzeiro
- Luccas Ramon – Palmeiras
Meio-campistas
- Gustavo Gomes – Athletico-PR
- Felipe Morais – Cruzeiro
- Zé Lucas – Sport
- Luis Felipe – Palmeiras
- Andrey Fernandes – Vasco da Gama
- Tiago Augusto – Grêmio
Atacantes
- Gabriel Mec – Grêmio
- Pietro Tavares – Cruzeiro
- Dell – Bahia
- David Nogueira – Santos
- Luis Gustavo – Red Bull Bragantino
- Benjamin Santos – Grêmio

