O bom momento do Cruzeiro na temporada passa pela evolução de todo o grupo, com destaque para um ajuste feito pelo técnico Leonardo Jardim no time. O português precisou de 11 partidas à frente da equipe para corrigir um problema que parecia crônico: a consistência da defesa.
Da estreia do treinador – na derrota por 2 a 1 para o Democrata-GV, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela 8ª rodada do Campeonato Mineiro – até o momento atual, o Cruzeiro foi vazado 19 vezes em 23 jogos. Desse número, apenas quatro foram durante a sequência de 12 partidas invictas.
Além de ter encontrado um esquema tático considerado ‘perfeito’, Jardim também contou com o crescimento de Cássio. O goleiro tem se destacado no Cruzeiro e contornou as críticas recebidas por parte da torcida em algumas falhas individuais.
+ Leia também: Romero se isolará ainda mais em ranking de estrangeiros do Cruzeiro após renovação
Cássio está em alta no Cruzeiro
Cássio sofreu três gols nos últimos 10 duelos do time estrelado, sendo eles em jogos distintos que o Cruzeiro ainda terminou vencedor ou com empate.
Dá sequência positiva de oito triunfos e quatro igualdades, Cássio só não atuou nos últimos dois jogos da Raposa na fase de grupos da Copa Sul-Americana. O goleiro Léo Aragão foi titular na vitória por 2 a 1 sobre o Palestino-CHI e no empate por 0 a 0 contra o Unión Santa Fe-ARG, ambos no Mineirão, em Belo Horizonte.
O bom momento do arqueiro influencia diretamente no desempenho do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro, no qual é o vice-líder, com 24 pontos – mesma pontuação do líder Flamengo, que não entrou em campo na 12ª rodada.
De acordo com dados do SofaScore, aplicativo especializado em estatísticas, Cássio é o sexto goleiro do torneio nacional com mais defesas difíceis, com 10. Veja o Top 10 abaixo.
- 1º) Gabriel Brazão (Santos) – 15 defesas difíceis em 12 jogos
- 2º) Rafael (São Paulo) – 14 defesas difíceis em 12 jogos
- 3º) Rossi (Flamengo) – 12 defesas difíceis em 11 jogos
- 4º) Tiago Volpi (Grêmio) – 11 defesas difíceis em 12 jogos
- 5º) Cleiton (Bragantino) – 11 defesas difíceis em 11 jogos
- 6º) Cássio (Cruzeiro) – 10 defesas difíceis em 12 jogos
- 7º) Marcos Felipe (Bahia) – 8 defesas difíceis em 9 jogos
- 8º) Weverton (Palmeiras) – 8 defesas difíceis em 11 jogos
- 9º) Hugo Souza (Corinthians) – 8 defesas difíceis em 7 jogos
- 10º) Everson (Atlético-MG) – 7 defesas difíceis em 12 jogos

