O atacante Gabigol, do Cruzeiro, viajou ao Rio de Janeiro nessa quarta-feira (2). O jogador, de 28 anos, foi ausência no treino desta manhã, na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, pois será julgado nesta quinta (3) pelo caso de doping quando ainda vestia a camisa do Flamengo. A tendência é que o resultado saia até esta sexta (4).
Nos últimos meses, Gabigol atuou mediante um efeito suspensivo, concedido junto ao CAS (Corte Arbitral do Esporte) em abril do ano passado.
À época, os representantes do centroavante entraram com recurso após o atleta ter sido suspenso do futebol por dois anos. A punição valia a partir de abril de 2023, período em que o jogador fez a coleta do exame antidoping analisado.
A informação sobre a viagem de Gabigol ao Rio de Janeiro foi antecipada pela Itatiaia e confirmada pelo Central da Toca.
Caso Gabigol
Em 8 de abril de 2023, Gabigol foi acusado de atrapalhar a realização de um exame antidoping no Ninho do Urubu, o CT do Flamengo, no Rio de Janeiro. Apesar de o resultado ter sido negativo, os oficiais da coleta alegaram que o atacante descumpriu algumas regras durante o processo.
Segundo os oficiais, após o treino naquele dia, Gabigol não se dirigiu até eles e foi almoçar. Além disso, o atacante teria desrespeitado os responsáveis pela coleta e se irritado com um dos homens ao ser acompanhado até o banheiro.
Por causa dos comportamentos relatados pelos oficiais, Gabigol foi enquadrado no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem por “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”.
Gabigol pelo Cruzeiro
Principal contratação do Cruzeiro para a temporada, Gabigol é o artilheiro do time celeste em 2025, com seis gols em nove partidas. Ao todo, foram cinco tentos na disputa do Campeonato Mineiro e um na Série A do Campeonato Brasileiro.

