Com o calendário adiantado em 2026, o Cruzeiro terá um curto período de pré-temporada. Por isso, o time celeste contará com atletas da base no início do Campeonato Mineiro. A estreia da equipe comandada por Tite será no dia 10 de janeiro, diante do Pouso Alegre, às 16h30, no Independência.
+ Leia mais: Cruzeiro encaminha empréstimo de Tevis para clube do Japão; veja detalhes
De acordo com apuração do Central da Toca e Samuca TV, 10 crias da Toca vão se apresentar na pré-temporada do elenco profissional, que terá início nesta sexta-feira (2).
São eles:
- Marcelo – goleiro (19 anos)
- Kaiquy Luiz – zagueiro (19 anos)
- Bruno Alves – zagueiro (20 anos)
- William – lateral-esquerdo (19 anos)
- Nicolas – lateral-direito (19 anos)
- Baptistella – meia (18 anos)
- Rhuan Gabriel – meia (19 anos)
- Murilo Rhikman – volante (19 anos)
- Rayan Lelis – atacante (18 anos)
- Kaique Kenji – atacante (19 anos)
Num primeiro momento, apenas parte do elenco estará à disposição da comissão técnica, como os jovens da base, atletas menos utilizados na última temporada, jogadores que retornam de empréstimo e reforços. É o caso, por exemplo, de Néiser Villareal, contratado em 2025, mas que ainda não estreou e já deve ganhar oportunidades no Campeonato Mineiro.
Os demais atletas, considerados titulares ou com maior minutagem na última temporada, vão se reapresentar na próxima segunda-feira (5), dando sequência à pré-temporada.
E a Copinha?
Os 10 jovens convocados para a pré-temporada do profissional foram inscritos, nesta terça-feira (30), na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional Copinha. Mesmo inscritos, eles participarão normalmente das atividades com o elenco principal e também ficarão à disposição para a principal competição das categorias de base do Brasil.
Segundo apuração do Central da Toca e Samuca TV, eles devem ser acionados na Copinha apenas nas fases finais, em caso de classificação da equipe celeste.
A estreia do Cruzeiro na Copinha será no dia 3 de janeiro (sábado). A competição terá duração até 25 de janeiro, data prevista para a final. Assim como nas edições anteriores, os confrontos da fase de grupos serão em jogo único, com os dois primeiros colocados avançando ao mata-mata. A partir da segunda fase, em caso de empate no tempo regulamentar, a decisão será nos pênaltis.
Apesar de cada clube poder inscrever 30 atletas, apenas 25 jogadores podem ser relacionados por partida, deixando cinco fora a cada jogo.
Os ‘convocados’
Entre os jogadores chamados para a pré-temporada do profissional, alguns já estrearam pelo time principal e vinham treinando com frequência, como os atacantes Rayan Lelis e Kaique Kenji, além do volante Murilo Rhikman.
Outros atletas já participaram de atividades com o elenco principal, mas ainda não receberam oportunidades em jogos oficiais, casos do goleiro Marcelo, do zagueiro Bruno Alves e dos meias Baptistella e Rhuan Gabriel. Os três últimos, inclusive, já foram relacionados para partidas do profissional.

