publicidade

Destaque da base do Cruzeiro de apenas 15 anos treina com o Sub-20 e pode jogar a Copinha

Promessa do time celeste foi destaque em 2025 e pode ser relacionado para a Copa São Paulo de Futebol Júnior

publicidade

Uma das principais promessas da base do Cruzeiro, Thaylon Barbosa, de 15 anos, chamou atenção ao longo da temporada pelo Sub-15 e já tem participado de atividades com a equipe Sub-20 do clube celeste.

O jovem atacante vem treinando sob observação do técnico Mairon César e pode aparecer na lista de relacionados para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional Copinha, que terá início nesta sexta-feira (2).

De acordo com apuração do Central da Toca, Thaylon Barbosa, que atuou pelo Sub-15 ao longo do ano, ainda não foi promovido oficialmente à equipe Sub-20. Essa transição, com participação em treinos e possíveis jogos da categoria superior, faz parte de um processo adotado pelo clube com alguns dos principais crias da Toca.

Destaque na temporada

Em 2025, Thaylon Barbosa marcou mais de 30 gols pelo Sub-15 do Cruzeiro. No Campeonato Mineiro da categoria, por exemplo, o atacante balançou as redes 18 vezes, terminando como artilheiro isolado do torneio, com seis gols de vantagem para o segundo colocado.

O bom desempenho pelo clube também chamou a atenção da Seleção Brasileira. Pela equipe Sub-15, Thaylon foi um dos destaques do Brasil na Copa 2 de Julho, marcando cinco gols e distribuindo duas assistências.

Forte fisicamente, rápido e habilidoso, o atacante também se destaca pela finalização precisa. Além disso, apresenta versatilidade, já tendo atuado como atacante de velocidade, centroavante e também como meia.

Thaylon comemora gol pela Seleção Brasileira Sub-15
Thaylon comemora gol pela Seleção Brasileira Sub-15 (Jhony Pinho/CBF)

Por ainda ter 15 anos, Thaylon Barbosa tem ‘apenas’ contrato de formação com o Cruzeiro. A partir de 2026, quando completar 16 anos, o atacante poderá assinar seu primeiro contrato profissional, conforme prevê a legislação.

No clube desde os 11 anos, o jovem chama atenção também fora das quatro linhas e já conta com patrocínio da Adidas.

Copinha e possíveis desfalques

A possível convocação de Thaylon para a Copinha pode ocorrer em meio a desfalques da equipe Sub-20 pode ter no torneio. Isso porque o Cruzeiro utilizará alguns atletas da base na disputa do Campeonato Mineiro, que terá início no dia 10 de janeiro.

Parte do elenco profissional se reapresenta nesta sexta-feira (2), enquanto outro grupo retorna na segunda (5). Com o curto período de preparação na pré-temporada, o clube deve utilizar uma equipe alternativa nas primeiras rodadas do Estadual, mesclando crias da Toca, jogadores menos utilizados e reforços, como o atacante Néiser Villarreal.

Diante desse cenário, a lista de relacionados para a Copinha, que deve ser divulgada até esta quarta-feira (31), pode contar com atletas mais jovens, como Thaylon Barbosa.

A informação de que Thaylon Barbosa vem treinando com o Sub-20 foi divulgada inicialmente pelo portal Crias da Toca e confirmada pelo Central da Toca.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Campeões da Copinha pelo Cruzeiro dão volta olímpica no Mineirão antes de jogo com América-MG

Jogadores desfilaram com o troféu da Copa São Paulo nos arredores do gramado do Mineirão antes da bola rolar entre Cruzeiro e América-MG, pela sétima rodada do Estadual

Destaque do Cruzeiro na Copinha é convocado para a Seleção Brasileira Sub-17

Aos 16 anos, joia celeste disputará amistosos com a Seleção antes da preparação final para o Sul-Americano da categoria

Joia do Cruzeiro e da Seleção Sub-16 assina com gigante de material esportivo

Lateral-esquerdo, de 16 anos, vive novo capítulo na carreira e segue valorizado na base celeste

Dirigente explica por que o Cruzeiro optou por não disputar o Brasileiro Feminino Sub-20

Luiza Parreiras afirma que decisão é estratégica e foca na formação da base a longo prazo