Um dos responsáveis pelo departamento de scout do Cruzeiro, Rodrigo Pelaipe está em Doha, no Catar, para assistir aos jogos da Copa do Mundo Sub-17. A área é considerada uma das prioridades na gestão de Pedro Lourenço.
Rodrigo foi contratado em junho do ano passado e, atualmente, responde ao gerente de scout do Cruzeiro, o português Joaquim Pinto.
Recentemente, atacantes do futebol sul-americano e com potencial de revenda foram contratados pelo Cruzeiro, como o equatoriano Keny Arroyo e o colombiano Luis Sinisterra. O também colombiano Néiser Villareal, hoje no Millonarios, tem pré-contrato assinado e chegará à Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, em dezembro.
No Catar, de acordo com apuração do Central da Toca e da Samuca TV, o Cruzeiro é o único clube brasileiro que enviou scout para acompanhar a Copa do Mundo Sub-17.
Destaque nas convocações
O time celeste tem se destacado nas convocações para seleções de base. Considerando as Copas do Mundo Sub-17 e Sub-20, o Cruzeiro foi o clube brasileiro com mais atletas convocados, ao lado do Palmeiras, com sete nomes no total.
Esse número pode chegar a oito, caso seja incluído o colombiano Néiser Villareal, que disputou a Copa do Mundo Sub-20 pela Colômbia e tem pré-contrato assinado com o clube celeste.
Para a disputa da Copa Sub-17, foram chamados o meia Felipe Morais, o zagueiro Vitor Hugo e o atacante Pietro, além do analista de desempenho Matheus Amorim.
Já na Copa do Mundo Sub-20, realizada no Chile em setembro, o Cruzeiro teve convocados o goleiro Otávio, o zagueiro Bruno Alves, o volante Murilo Rhikman e o meia Rhuan Gabriel. A comissão técnica também contou com representantes celestes: o fisioterapeuta Antônio Duarte, o preparador de goleiros João Paulo Lacerda e o analista de desempenho Gabriel Elói.
Carreira de Rodrigo Pelaipe
Formado em negócios e marketing pela ESPM, Rodrigo também possui o curso de analista de desempenho profissional pela CBF Academy. Pelaipe tem MBA pela Escola Europeia de Negócios do Esporte, em Valência, na Espanha, e de Gestão Esportiva pela Conmebol.
Antes de chegar ao Cruzeiro, Rodrigo Pelaipe também trabalhou no Vasco, no Athletico-PR, no Corinthians e na Ferroviária, do interior de São Paulo.
Brasil tenta o penta no Mundial Sub-17
Com os crias da Toca, a Seleção Brasileira busca o pentacampeonato na Copa do Mundo Sub-17. Na fase de grupos, o Brasil, que integrou o Grupo H, ao lado de Zâmbia, Indonésia e Honduras, se classificou em 1º lugar, com sete pontos conquistados (duas vitórias e um empate).
Na segunda fase, a Seleção venceu o Paraguai nesta sexta-feira (14), em Doha, no Catar, e garantiu vaga nas oitavas de final do Mundial. Após empate sem gols no tempo normal, a classificação veio nas cobranças de pênaltis, com vitória brasileira por 5 a 4.
Com o resultado, o Brasil enfrentará a França nas oitavas de final. O duelo será na próxima terça-feira (18), com horário ainda a definir. Os franceses avançaram após vencerem a Colômbia por 2 a 0, também nesta sexta (14).

Entre os destaques da equipe brasileira está o meia Felipe Morais, que já marcou dois gols e tem sido titular na campanha. O zagueiro Vitor Hugo também vinha sendo titular, mas foi expulso no confronto contra o Paraguai e será desfalque diante da França.
O atacante Pietro, que tem iniciado no banco de reservas, entrou em campo aos 41 minutos do segundo tempo contra o Paraguai e marcou um dos gols brasileiros na disputa de pênaltis. Caso tivesse desperdiçado a cobrança, a seleção paraguaia teria ficado com a vaga.

