Novo diretor de futebol das categorias de base do Cruzeiro, Fred Cascardo falou pela primeira vez de forma pública após a sua chegada à Toca da Raposa I, em Belo Horizonte. Ao lado de Adilson Batista, ele será o principal responsável pelos processos de formação e captação de jovens talentos nas divisões inferiores do clube.
Em entrevista à TV Cruzeiro, Cascardo destacou a confiança da gestão de Pedro Lourenço em seu trabalho. Além disso, o executivo também falou em “convocação” ao detalhar o convite para exercer o cargo na sequência da carreira.
“É uma honra vestir essa camisa. Quero agradecer a todos que participaram desse processo de convocação. Receber um convite do Cruzeiro é ser convocado para trabalhar em um gigante do futebol brasileiro. Agradecer ao presidente Pedro Lourenço, ao Pedro Junio, ao Paulo Pelaipe. Uma honra estar aqui, participando de um processo de formação em um clube que é referência no futebol”, iniciou.
Durante a entrevista, o novo diretor da base celeste também comentou sobre a importância de Adilson Batista para a ágil adaptação.
“Por aqui, passaram grandes craques, foram revelados grandes craques. Agradecer também ao Adilson Batista, diretor geral das categorias de base, que tem sido muito prestativo, atencioso e me passado várias informações que contribuem para a rápida adaptação”, completou Cascardo.
Nessa quinta (13), Cascardo esteve com Joaquim Pinto, gerente de scout do Cruzeiro e que participou da contratação do dirigente, na reapresentação do elenco sub-20. Após um período de férias, os atletas deram início à longa preparação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, disputada em janeiro de 2026.
Passagens pelos rivais
Esse será o terceiro trabalho de Fred em uma equipe da capital. Além do América-MG, o dirigente também trabalhou no Atlético-MG, entre 2008 e 2013. No rival, Cascardo atuou com coordenador técnico e de captação nas categorias de base.
Pelo Coelho, o profissional ficou de 2019 até 2022 à frente da base. Ele assumiu o departamento de futebol profissional em fevereiro de 2022 e foi demitido em agosto deste ano, após uma sequência de resultados negativos na Série B do Campeonato Brasileiro.
Outros trabalhos
Além das equipes mineiras, Fred Cascardo trabalhou no Vasco da Gama, também como coordenador de captação. Em terras cariocas, o diretor ficou por oito meses, entre 2018 e 2019.
Na sequência, Cascardo foi contratado pelo Desportivo Brasil, do interior de São Paulo, clube pelo qual trabalhou por seis meses em 2019, antes de assumir o posto no América-MG.

