publicidade

Cruzeiro anuncia Wendel, campeão da Tríplice Coroa, como novo técnico do sub-17

Ex-jogador assumirá a função após o desligamento de Tony Talibã; saiba detalhes

publicidade

O Cruzeiro anunciou, no fim da manhã desta quinta-feira (6), que o ex-volante Wendel é o novo técnico do sub-17. Campeão da Tríplice Coroa como jogador, em 2003, o agora treinador assumirá a função deixada por Tony Talibã, desligado nessa quarta (5). Essa mudança foi antecipada pelo Central da Toca e pela Samuca TV também nessa quarta (5).

“Wendel é o novo treinador da equipe Sub-17 do Cruzeiro. O profissional assume o comando da categoria já nesta quinta-feira (6), dando continuidade ao trabalho desenvolvido nas divisões de base do clube”, iniciou.

“O ex-jogador possuí passagem pela base do Cruzeiro entre 2020 e 2023, quando comandou a equipe Sub-14. Como atleta, Wendel marcou seu nome na história do clube, conquistando a Tríplice Coroa em 2003. Boa sorte e vamos juntos, Wendel!”, completou o clube.

Depois de anunciar Fred Cascardo, ex-América-MG, como novo diretor de futebol da pasta, o clube pretende reformular as comissões técnicas das equipes sub-20 e sub-17. Wendel era o técnico do time sub-16 e, agora, pegará um elenco ligeiramente mais experiente.

Mudanças no sub-20

Já no time sub-20, a tendência é que Luciano Dias seja substituído. O treinador chegou ao Cruzeiro em outubro de 2024. Desde sua estreia, foram 48 jogos – 28 vitórias, 7 empates e 13 derrotas, com um total de 94 gols marcados e 50 sofridos.

Em outubro, o time comandado por Luciano foi campeão do Mineiro Sub-20. Além do Estadual, o Cruzeiro chegou até a semifinal do Campeonato Brasileiro da categoria, em que saiu derrotado para o Palmeiras por 2 a 1, em São Paulo.

Apesar de as decisões terem sido tomadas na semana em que o clube anunciou Fred Cascardo, o novo diretor não teve participação direta em nenhuma delas. Os debates internos para as reformulações começaram ainda em outubro.

Wendel pelo Cruzeiro

Titular na campanha da Tríplice Coroa de 2003, Wendel é cria da base do Cruzeiro. O ex-volante chegou às categorias de base da Raposa aos 12 anos de idade. Em 2000, teve sua primeira oportunidade como profissional. Após ano de destaque, o ex-volante foi negociado em 2004, com o Nacional, de Portugal.

Em sua passagem pelo time celeste, o ex-jogador foi bicampeão da Copa do Brasil (2000 e 2003), campeão do Campeonato Brasileiro (2003), bicampeão da Copa Sul-Minas (2001 e 2002) e bicampeão Mineiro (2003 e 2004).

Como jogador, vestiu a camisa do Cruzeiro em 146 partidas e fez oito gols. Como treinador, Wendel foi  técnico do Sub-14 do Cruzeiro entre 2020 e 2023. Depois, se transferiu para o América-MG, onde foi campeão estadual sub-17, em 2024. No começo de 2025, Wendel acertou seu retorno à Toca da Raposa.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
Samuel Venâncio
Samuel Venâncio é publisher do Central da Toca e jornalista com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais. Foi setorista do Cruzeiro na Itatiaia e, desde 2022, produz conteúdo exclusivamente para a Samuca TV.
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Campeões da Copinha pelo Cruzeiro dão volta olímpica no Mineirão antes de jogo com América-MG

Jogadores desfilaram com o troféu da Copa São Paulo nos arredores do gramado do Mineirão antes da bola rolar entre Cruzeiro e América-MG, pela sétima rodada do Estadual

Destaque do Cruzeiro na Copinha é convocado para a Seleção Brasileira Sub-17

Aos 16 anos, joia celeste disputará amistosos com a Seleção antes da preparação final para o Sul-Americano da categoria

Joia do Cruzeiro e da Seleção Sub-16 assina com gigante de material esportivo

Lateral-esquerdo, de 16 anos, vive novo capítulo na carreira e segue valorizado na base celeste

Dirigente explica por que o Cruzeiro optou por não disputar o Brasileiro Feminino Sub-20

Luiza Parreiras afirma que decisão é estratégica e foca na formação da base a longo prazo