Atento às sondagens do mercado internacional por Rayan Lelis, o Cruzeiro estabeleceu uma nova multa rescisória para o atacante, de 18 anos. Na última terça-feira (14), o atleta, tratado como uma das maiores promessas da categoria sub-20 celeste, renovou contrato com a Raposa até 2029.
No novo acordo firmado com Rayan Lelis, o Cruzeiro determinou uma multa rescisória de 100 milhões de euros (na cotação atual, R$ 631 milhões) para os clubes do exterior. A assinatura foi feita pelo jogador ao lado de Adilson Batista, diretor-geral da base e ex-treinador de futebol.
+ Leia mais: Cruzeiro repete marca e tem maior número de convocados para Mundial Sub-17 no século
Há pouco mais de um ano, em agosto de 2024, Rayan assinou o primeiro contrato profissional com o Cruzeiro. Ao se destacar na categoria sub-20, com 17 gols e nove assistências em 52 partidas. Com média de participação em um gol a cada dois jogos, Lelis foi titular em 41 ocasiões em 2025.
Nesta temporada, no decorrer da campanha pelo Brasileirão Sub-20, Rayan Lelis anotou oito gols e quatro assistências. O Cruzeiro teve trajetória de destaque, mas foi eliminado nas semifinais para o Palmeiras.
Já no Campeonato Mineiro Sub-20, que terminou com o título do Cruzeiro, o atacante fez nove gols e deu cinco assistências.
Quem é Rayan Lelis?
Nascido em Goiânia, em janeiro de 2007, Rayan Lelis deixou a capital goiana em 2019 para defender as categorias de base do Athletico-PR. Dos 12 aos 14 anos, foi “adotado” pela mãe de outro atleta do Furacão para que pudesse morar em Curitiba.
No CT do Caju, em Curitiba, pelo Furacão, ficou até o sub-16 antes de se transferir ao Cruzeiro. Desde então, passou pelo sub-17 e, atualmente, é uma das principais peças do sub-20 sob o comando do técnico Luciano Dias.

