Campeão do Mineiro Sub-20 depois de uma goleada por 8 a 1 sobre o Coimbra, na manhã deste domingo (12), na Toca da Raposa I, em Belo Horizonte, jogadores do Cruzeiro reclamaram, em uma publicação da Federação Mineira de Futebol (FMF), da ausência das tradicionais medalhas de ouro na cerimônia do título.
No post da FMF em comemoração à conquista dos crias da Toca, Lucas Belluco e Kaiki Kenji ironizaram a falta das medalhas aos jogadores campeões: “Cadê as medalhas para os campeões?”, iniciou o volante.
“Ué, e a medalha? 🤔”, indagou Kenji.
O Cruzeiro conquistou o seu 20º título na história. Os Crias da Toca encerraram a campanha no Octogonal Final com 16 pontos — conquistados em cinco vitórias, um empate e uma derrota nas sete partidas disputadas. A Raposa teve ainda o melhor ataque da competição, com 23 gols marcados.
Posicionamento da FMF
A Federação Mineira de Futebol (FMF) explicou o protocolo adotado no Campeonato Mineiro Sub-20 quando mais de uma equipe está em condição de título na reta final da competição.
“Três times tinham chances de ser campeões: Cruzeiro, Atlético e Athletic. Não era possível levar taça, medalhas, protocolo, quadro móvel, etc., para cada local”, iniciou.
+ Leia também: Ex-Cruzeiro expõe sentimento após jogar ‘de azul’ pela primeira vez no Mineirão
O Cruzeiro, Atlético-MG e Athletic disputaram a taça até a última rodada. Antes do jogo final do Estadual, Cruzeiro tinha 13, e Atlético-MG e Athletic, 10, com chances matemáticas de título.
“Em casos assim, a FMF sempre entrega posteriormente aos clubes campeões”, esclareceu.
Jogo do título
Logo aos dois minutos, Rhuan Gabriel aproveitou um erro na saída de bola do adversário e abriu o placar com uma finalização de fora da área, acertando o canto esquerdo do goleiro.
Pouco depois, aos nove minutos, Cauan Baptistella finalizou da entrada da área e ampliou o marcador após bela assistência de Rhuan Gabriel. Aos 14 minutos, Bruno Alves fez belo lançamento para Rayan, que cortou o zagueiro e apenas deslocou o goleiro para fazer 3 a 0 para o Cruzeiro.
Dez minutos mais tarde, foi a vez do capitão da Raposa deixar o dele. Em bela jogada ensaiada, Cauan Baptistella cobrou escanteio na entrada da área, Kaique Kenji chutou e, de letra, Bruno Alves mandou para o fundo das redes. Na etapa final, o Coimbra diminuiu o placar aos três minutos, com gol de Daniel Prates.
Pouco tempo depois, aos 9′, Rhuan Gabriel marcou novamente após belo lançamento de Murilo, fazendo 5 a 1 para o time celeste. Dois minutos mais tarde, Kenji aproveitou uma falha do goleiro e cabeceou para o gol, ampliando o placar para 6 a 1.
Aos 32 do segundo tempo, a conexão entre Bruno Alves e Rayan voltou a funcionar. O zagueiro do Cruzeiro encontrou o atacante em mais um grande lançamento; cara a cara com o goleiro, Rayan encobriu o adversário e fez 7 a 1 para a Raposa. Pouco antes do apito final, o meia sérvio Nikolic deixou sua marca. Da entrada da área, o europeu finalizou com precisão e fechou a goleada celeste em 8 a 1.

