publicidade

Apesar da eliminação, Cruzeiro deixa o Brasileiro Sub-20 com Baptistella protagonista e joias em destaque

Time celeste para nas semifinais diante do Palmeiras, mas encerra a competição com nomes valorizados e promessas que já se aproximam do profissional

publicidade

O Cruzeiro foi eliminado pelo Palmeiras na semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-20, na noite dessa sexta-feira (15). Apesar da derrota, a campanha celeste ficou marcada por destaques individuais que reforçam a força da base e podem, em breve, aparecer com mais frequência no elenco principal.

O grande nome é Cauan Baptistella, de apenas 17 anos. O meio-campista participou de 17 dos 35 gols do Cruzeiro na competição, liderando o ranking de participações diretas em gols do Brasileiro.

Foram 12 bolas na rede e cinco assistências, números que colocam o camisa 10 como vice-artilheiro e segundo maior garçom do torneio. Quase metade dos gols celestes tiveram influência do jovem meia.

O ataque estrelado também contou com Rayan Lelis. O atacante marcou oito gols e deu quatro assistências, sendo peça fundamental ao lado de Baptistella. Inclusive, a dupla foi responsável pelo gol celeste na semifinal. O camisa 10 encontrou Lelis em velocidade pelo lado direito, que invadiu a área e chutou cruzado no canto esquerdo na saída do goleiro Aranha. No entanto, a equipe celeste levou a virada e acabou sendo eliminada da competição.

Destaques de seleção

Na defesa, Bruno Alves foi outro nome em evidência. Além da segurança defensiva, o zagueiro marcou dois gols e se consolidou como pilar da equipe. As boas atuações renderam convocação para a Seleção Brasileira Sub-20, lista que também contou com o meia Rhuan Gabriel, o atacante Kaiki Kenji, o volante Murilo Rhikman e o goleiro Otávio.

Outro talento da Toca, que participou dessa campanha no Brasileiro Sub-20 é, Kauã Prates, de 17 anos. Já integrado ao profissional como reserva imediato de Kaiki, o lateral-esquerdo também foi convocado recentemente, mas para a Seleção Sub-17. No entanto, o Cruzeiro pediu dispensa para contar com o atleta em jogos importantes do time principal.

Vale lembrar que, além de Kauã, alguns desses jovens já ficam à disposição do técnico Leonardo Jardim nos jogos da equipe principal. Casos de Otávio, Kenji e Murilo. O atacante e o volante, inclusive já estrearam como profissionais.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Campeões da Copinha pelo Cruzeiro dão volta olímpica no Mineirão antes de jogo com América-MG

Jogadores desfilaram com o troféu da Copa São Paulo nos arredores do gramado do Mineirão antes da bola rolar entre Cruzeiro e América-MG, pela sétima rodada do Estadual

Destaque do Cruzeiro na Copinha é convocado para a Seleção Brasileira Sub-17

Aos 16 anos, joia celeste disputará amistosos com a Seleção antes da preparação final para o Sul-Americano da categoria

Joia do Cruzeiro e da Seleção Sub-16 assina com gigante de material esportivo

Lateral-esquerdo, de 16 anos, vive novo capítulo na carreira e segue valorizado na base celeste

Dirigente explica por que o Cruzeiro optou por não disputar o Brasileiro Feminino Sub-20

Luiza Parreiras afirma que decisão é estratégica e foca na formação da base a longo prazo