De olho nas principais joias da base do Cruzeiro, o técnico Leonardo Jardim respondeu sobre dar chances ao meia-atacante Cauan Baptistella, de 17 anos, na equipe principal. Nessa sexta-feira (3), o comandante português foi entrevistado pela Samuca TV com exclusividade, em Vitória, no Espírito Santo.
+ Vídeo: assista, na íntegra, à entrevista exclusiva com Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Segundo Jardim, o Cruzeiro tem feito um trabalho de excelência na base e que possibilita maior destaque aos crias da Toca da Raposa I. Um dos objetivos do clube, inclusive, é ceder atletas à Seleção Brasileira na Copa do Mundo Sub-17, disputada em novembro deste ano, no Catar. No entanto, é necessário ter cautela para lançar os garotos no time profissional.
“A juventude do Cruzeiro tem que ser aproveitada, mas dentro de um trabalho sustentável e de uma progressão equilibrada. O Cruzeiro tem jogadores na Seleção Sub-15 e Sub-17. Acredito que no Mundial também terá jogadores do Cruzeiro. Temos muita qualidade na base, mas todos vão passar por um processo. Neste momento, aqueles que têm mostrado competência, temos escalado”, iniciou.
Na visão do treinador do Cruzeiro, muitas promessas do futebol brasileiro são “perdidas” na hora de promovê-los da base à equipe principal.
“Temos alguns jogadores sub-17 e sub-20 trabalhando conosco diariamente. Estamos queimando algumas etapas com esses jogadores de forma que eles progridam mais rápido”, destacou.
“No Cruzeiro e no Brasil, existem muitos talentos, mas, às vezes, a gente valoriza tanto que não os orientamos da melhor forma. Por isso que, muitas vezes, os craques se perdem antes de chegar ao profissional. A gente tem que ter muito cuidado com isso, porque a formação é uma coisa e o profissional é outra”
Leonardo Jardim, sobre processo de formação de atletas no Brasil
Cruzeiro negocia renovação de Baptistella
Na última terça-feira (1º), conforme apuração do Central da Toca e da Samuca TV, o Cruzeiro encaminhou a renovação com Baptistella por mais cinco anos. O grande destaque da categoria sub-20 recebeu uma proposta com boa valorização salarial e um projeto a médio prazo para integrar o elenco de Leonardo Jardim.
Somente em 2025, Baptistella já marcou 13 gols e contribuiu com seis assistências em 28 jogos pelo Cruzeiro. O ítalo-brasileiro, inclusive, é o artilheiro do time celeste no Brasileirão Sub-20, com 11 gols.


