Treinador do time sub-16 do Cruzeiro, Wendel revelou que teve papel influente na formação de um jovem que vem se destacando na base do clube celeste e tem sido aproveitado pelo técnico Leonardo Jardim no profissional. O ex-volante campeão da Tríplice Coroa em 2003 foi o entrevistado do 10º episódio do Cruzeiro Cast, desta sexta-feira (23), no YouTube.
“Esse último jogo (do sub-20), eu assisti ao lado do Luciano (Dias, treinador do sub-20). A gente troca muitas ideias e isso tem sido muito bacana, principalmente para os atletas. Muitos que estão com o Luciano ou com o Tony já passaram na minha mão, eu conheço, literalmente, os atletas”, iniciou.
Wendel contou que foi responsável por mudar a posição de Kauã Prates no campo. O joia de 16 anos atuava como ponta-esquerda, mas passou a jogar como lateral-esquerdo sob o comando do treinador.
O ex-camisa 7 da Raposa também afirmou que via em Kauã Prates características semelhantes com as de Serginho, que fez parte da campanha do título da Copa do Brasil de 1996 pelo Cruzeiro. O ex-lateral-esquerdo de 53 anos fez história no São Paulo antes de também marcar época no Milan, da Itália.
“O Kauã Prates transita do sub-13 para o sub-14 como extremo, mas no primeiro treino dele, veio na minha cabeça o Serginho, que jogou pelo Cruzeiro e pelo São Paulo. É o perfil do Serginho. Eu falei, esse menino é lateral-esquerdo”
Wendel, treinador do time sub-16 do Cruzeiro
“Ele fez um ano espetacular no sub-14 e sub-15, e agora foi campeão sul-americano”, completou.
Kauã Prates no Cruzeiro
Mesmo aos 16 anos, com idade para atuar no sub-17, Kauã Prates foi titular do Cruzeiro Sub-20 na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. A Raposa acabou eliminada nas quartas de final para o campeão São Paulo.
O jovem atleta, que está na base do Cruzeiro desde 2019, também integrou a Seleção Brasileira Sub-20, mesmo tendo idade para jogar na categoria anterior. Ele foi convocado para um período de treino na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro, no fim de 2024.
Antes mesmo de ser promovido ao time principal em definitivo, Kauã chegou a ser relacionado pelo Cruzeiro para uma partida da equipe profissional. Ele esteve na relação de Wesley Carvalho, então técnico interino, na goleada da Raposa por 4 a 1 sobre o Itabirito, pelo Campeonato Mineiro, no fim de janeiro.
Kauã foi um dos oito jogadores da base inscritos pelo Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. Ele integrou a lista inicial ao lado dos goleiros Otávio e Vitor Lamounier, dos zagueiros Bruno Alves e Janderson, dos meio-campistas Murilo Rhikman e Nicolas Pontes, além do atacante Kaique Kenji.
Com a saída de Marlon para o Grêmio, o jovem passou a ser o substituto imediato de Kaiki no time profissional. Essa foi uma indicação do próprio Leonardo Jardim.
Ele já disputou três partidas na equipe principal, sendo todas na Copa Sul-Americana.

