Cria das categorias de base do Cruzeiro, Kauã Prates fará sua estreia pelo profissional nesta quarta-feira (7). O jovem de 16 anos será titular diante do Mushuc Runa, no Estádio Olímpico de Riobamba, em Riobamba, no Equador, pela 4ª rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana.
Kauã foi escolhido pelo técnico Leonardo Jardim como substituto de Kaiki na lateral esquerda. O treinador optou por dar descanso ao jogador que vem sendo titular há várias partidas.
O atleta comporá a linha defensiva ao lado dos zagueiros Fabrício Bruno e Jonathan Jesus, além do lateral-direito William. Cássio foi mantido na meta celeste. Do meio para o ataque, Jardim escalou Walace, Murilo Rhikman, Eduardo, Rodriguinho, Lautaro Díaz e Bolasie, respectivamente.
+ Leia também: Escalação do Cruzeiro: Jardim muda 9 jogadores para jogo com Mushuc Runa
Prates passou a integrar o elenco profissional do Cruzeiro na primeira semana de abril. Desde então, faz parte da rotina do time principal na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, além de ser relacionado para os jogos do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e da Sul-Americana.
Quem é Kauã Prates?
Mesmo aos 16 anos, com idade para atuar no sub-17, Kauã Prates foi titular do Cruzeiro Sub-20 na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. A Raposa acabou eliminada nas quartas de final para o campeão São Paulo.
O jovem atleta, que está na base do Cruzeiro desde 2022, também integrou a Seleção Brasileira Sub-20, mesmo tendo idade para jogar na categoria anterior. Ele foi convocado para um período de treino na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro, no fim de 2024.
Em 2025, Kauã chegou a ser relacionado pelo Cruzeiro para uma partida da equipe profissional. Ele esteve na relação de Wesley Carvalho, então técnico interino, na goleada da Raposa por 4 a 1 sobre o Itabirito, pelo Campeonato Mineiro, no fim de janeiro.
Kauã foi um dos oito jogadores inscritos pelo Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. Ele integrou a lista inicial ao lado dos goleiros Otávio e Vitor Lamounier, dos zagueiros Bruno Alves e Janderson, dos meio-campistas Murilo Rhikman e Nicolas Pontes, além do atacante Kaique Kenji.

