publicidade

Cruzeiro decide dar chance a destaque da base após emprestar Marlon ao Grêmio

Kauã Prates receberá oportunidades na equipe profissional após voltar do Sul-Americano Sub-17

publicidade

O Cruzeiro promoverá o lateral-esquerdo Kauã Prates, de apenas 16 anos, ao time profissional. A decisão foi tomada após o empréstimo de Marlon ao Grêmio, acordado nessa quinta-feira (10).

Conforme apurou Central da Toca e Samuca TV, o jovem passará a receber oportunidades de treinar com a equipe profissional em definitivo ao voltar da Seleção Brasileira Sub-17. Atualmente, Kauã disputa o Sul-Americano da categoria, na Colômbia.

Na competição com a Seleção, Kauã foi utilizado em quatro dos cinco jogos como zagueiro pela esquerda. Ele mostrou muita segurança e consistência defensiva ao longo do torneio.

O Brasil chegou à final do Sul-Americano, garantiu uma vaga no próximo Mundial, e disputará o título neste sábado (12), contra a Colômbia, às 21h, em Cartagena.

Opções de Jardim

Após a saída de Marlon, que foi titular na derrota por 2 a 1 para o Mushuc Runa, na última quarta-feira (9), pela fase de grupos da Sul-Americana, o técnico Leonardo Jardim tem à disposição no elenco Kaiki e Villalba. 

Como a janela de transferências fecha nesta sexta-feira (11), o Cruzeiro não vai ao mercado para repor a saída de Marlon. A próxima janela para inscrições no futebol brasileiro será aberta apenas em 2 de junho.

Quem é Kauã Prates?

Mesmo aos 16 anos, com idade para atuar no sub-17, Kauã Prates foi titular do Cruzeiro Sub-20 na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. A Raposa acabou eliminada nas quartas de final para o campeão São Paulo.

O jovem atleta, que está na base do Cruzeiro desde 2022, também integrou a Seleção Brasileira Sub-20, mesmo tendo idade para jogar na categoria anterior. Ele foi convocado para um período de treino na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro, no fim de 2024.

Em 2025, Kauã chegou a ser relacionado pelo Cruzeiro para uma partida da equipe profissional. Ele esteve na relação de Wesley Carvalho, então técnico interino, na goleada da Raposa por 4 a 1 sobre o Itabirito, pelo Campeonato Mineiro, no fim de janeiro.

Kauã foi um dos oito jogadores inscritos pelo Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. Ele integrou a lista inicial ao lado dos goleiros Otávio e Vitor Lamounier, dos zagueiros Bruno Alves e Janderson, dos meio-campistas Murilo Rhikman e Nicolas Pontes, além do atacante Kaique Kenji.

O nome do lateral-esquerdo também está na lista enviada à Conmebol para a disputa da fase de grupos da Copa Sul-Americana.

Siga o Central nas redes
Tiago Mattar
Tiago Mattar é jornalista, especialista em jornalismo digital, e editor do Central da Toca. Realizou a cobertura do Cruzeiro no Superesportes e no Estado de Minas por quase 10 anos e chefiou a reportagem do esporte digital da Itatiaia entre 2023 e 2025.
Samuel Venâncio
Samuel Venâncio é publisher do Central da Toca e jornalista com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais. Foi setorista do Cruzeiro na Itatiaia e, desde 2022, produz conteúdo exclusivamente para a Samuca TV.
Luiz Henrique Campos
Luiz Henrique Campos é repórter do Central da Toca. Realizou também a cobertura do Cruzeiro em Estado de Minas, Superesportes e No Ataque por quatro anos.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Campeões da Copinha pelo Cruzeiro dão volta olímpica no Mineirão antes de jogo com América-MG

Jogadores desfilaram com o troféu da Copa São Paulo nos arredores do gramado do Mineirão antes da bola rolar entre Cruzeiro e América-MG, pela sétima rodada do Estadual

Destaque do Cruzeiro na Copinha é convocado para a Seleção Brasileira Sub-17

Aos 16 anos, joia celeste disputará amistosos com a Seleção antes da preparação final para o Sul-Americano da categoria

Joia do Cruzeiro e da Seleção Sub-16 assina com gigante de material esportivo

Lateral-esquerdo, de 16 anos, vive novo capítulo na carreira e segue valorizado na base celeste

Dirigente explica por que o Cruzeiro optou por não disputar o Brasileiro Feminino Sub-20

Luiza Parreiras afirma que decisão é estratégica e foca na formação da base a longo prazo