O Cruzeiro precisou recorrer à base para completar o elenco profissional após a grave lesão sofrida por João Marcelo. Conforme apuração do Central da Toca, a comissão técnica interina da Raposa, comandada por Wesley Carvalho, promoveu Bruno Alves e Janderson ao time principal neste primeiro momento.
Bruno Alves e Janderson formaram dupla titular na equipe que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha) desta temporada. O primeiro deu uma assistência, enquanto o segundo marcou um gol nos sete jogos disputados pelo Cruzeiro na competição.
Os jovens de 19 anos poderão continuar no profissional de forma definitiva após avaliação da nova comissão técnica do Cruzeiro, que será definida nos próximos dias. A diretoria celeste tem conversas bem adiantadas com o português Leonardo Jardim para assumir o cargo que pertencia a Fernando Diniz.
Jardim ainda negocia o rompimento do contrato com o Al Ain, dos Emirados Árabes, para acertar com o Cruzeiro pelos próximos dois anos. A expectativa é de que isso ocorra nas próximas horas.
+ Leia também: Cruzeiro de olho: em possível despedida, Jardim vê Al Ain perder para time de Artur Jorge
O Central da Toca também apurou que a diretoria do Cruzeiro espera a chegada do novo técnico para definir se voltará ao mercado para contratar uma peça repor a ausência de João Marcelo.
Sem João Marcelo, o Cruzeiro ficou com apenas três opções na defesa: Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Jonathan Jesus. Por essa razão, integrará Bruno Alves e Janderson.
Jovens serão opções no lugar de João Marcelo
Bruno Alves e Janderson serão opções no Cruzeiro para preencher a vaga de João Marcelo nas listas de relacionados dos próximos jogos. O zagueiro se tornou desfalque após ter constatada uma lesão multiligamentar no joelho direito.
O Cruzeiro informou que João Marcelo terá que passar por cirurgia e não tem data prevista para voltar aos gramados.
“O Cruzeiro informa que o zagueiro João Marcelo foi submetido a exames que confirmaram lesão multiligamentar associada a lesões meniscais no joelho direito. A indicação para o caso é de tratamento cirúrgico, a ser realizado nos próximos dias, em Belo Horizonte. Todo o processo de recuperação acontecerá no departamento de saúde e performance do clube”, escreveu.
Segundo apuração do Central da Toca e da Samuca TV, João Marcelo rompeu o ligamento cruzado do joelho, além de lesões no menisco.
Ele se machucou aos 14 minutos do primeiro tempo na vitória cruzeirense por 3 a 1 sobre o Uberlândia, no Mineirão, nesse domingo (2), pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. O camisa 43 escorregou dentro da área ao dividir uma bola com o meia Guilherme Escuro.
Imediatamente, Fabrício Bruno fez o sinal de substituição em direção aos membros da comissão técnica do Cruzeiro. Jonathan Jesus foi o escolhido para substituir João Marcelo durante a partida.
Números de Bruno Alves e Janderson na base
No Cruzeiro desde 2022, Bruno Alves chegou vindo do Novorizontino para reforçar o time sub-17. Desde então, disputou 75 partidas com a camisa celeste na base, marcou seis gols e deu uma assistência.
As boas atuações do zagueiro promissor chamaram a atenção de clubes de fora do país. Neste ano, o Cruzeiro recebeu uma proposta do Colorado Rapids, dos Estados Unidos, pelo defensor, mas recusou.
Bruno tem contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2027.
Por sua vez, Janderson chegou ao Cruzeiro no ano passado. No primeiro ano na Toca I, o zagueiro fez 38 apresentações e marcou quatro gols.
Inicialmente, ele foi emprestado ao Cruzeiro pelo Fluminense-PI até 31 de janeiro de 2025. No entanto, a Raposa exerceu a opção de compra dos direitos econômicos do jovem.

