publicidade

Botafogo x Cruzeiro: CBF define arbitragem para jogo do Campeonato Brasileiro

Cruzeiro visitará o Botafogo na quinta-feira (29), às 21h30, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 1ª rodada da Série A

publicidade

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, na tarde desta segunda-feira (26), a arbitragem para o jogo entre Botafogo e Cruzeiro. Os times comandados por Martín Anselmi e Tite vão se enfrentar na noite de quinta (29), às 21h30 (de Brasília), no Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Para o confronto, ficou definido que o dono do apito será Matheus Candançan (SP). A escala da arbitragem foi divulgada por meio de audiência pública realizada pela entidade. Os nomes dos auxiliares e dos responsáveis pela cabine do VAR ainda serão divulgados.

+ Leia mais: Ingressos para Botafogo x Cruzeiro pelo Brasileiro: preços e como comprar

Curiosamente, Matheus Candançan (SP) apitou a vitória do Cruzeiro sobre o Botafogo, por 2 a 0, no Nilton Santos, pela 18ª rodada do Brasileirão de 2025.

Além desse jogo, o árbitro também esteve presente na vitória do Cruzeiro contra o Inter, por 2 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 21ª rodada da Série A.

As escolhas para os jogos do Brasileirão são feitas pelos critérios de “fases da competição, importância e grau de complexidade de cada partida, qualificação, condicionamento físico e desempenho técnico dos árbitros”.

Cruzeiro sob pressão

Com a derrota no clássico, o elenco comandado pelo técnico Tite ficou pressionado no Campeonato Mineiro. Após cinco rodadas, o Cruzeiro ocupa a vice-liderança do Grupo C, com seis pontos, dois a menos em relação ao líder North.

Vale lembrar que apenas os primeiros colocados de cada grupo e o segundo melhor colocado avançam à semifinal. Neste momento, URT, América-MG, Pouso Alegre (pelo número de gols marcados) e North estariam classificados.

O Cruzeiro perdeu três das cinco primeiras partidas na temporada: para o Pouso Alegre, o Democrata-GV e, agora, o Atlético-MG. A Raposa venceu o Tombense e o Uberlândia no Estadual.

Retrospecto é muito favorável

Agora, o Cruzeiro tenta se recuperar e dar uma resposta à torcida no duelo com o Botafogo. Um trunfo para o jogo no Rio de Janeiro é o ótimo aproveitamento contra o Botafogo.

Diante dos cariocas, o Cruzeiro poderá ampliar uma longa invencibilidade no retrospecto geral. Por todas as competições, a última derrota para o Botafogo foi há quase dez anos. No dia 11 de setembro de 2026, a Raposa perdeu por 2 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 24ª rodada do Brasileirão.

Desde aquele confronto, o Cruzeiro somou seis vitórias e nove empates no período, com aproveitamento de 60%. Os duelos foram válidos pelas Séries A e B, além de compromissos pela Copa do Brasil.

Nas últimas duas edições do Brasileirão, o Cruzeiro foi até o Nilton Santos, derrotou o Botafogo e não sofreu um gol sequer.

Além da longa invencibilidade contra o Botafogo no histórico mais recente, o Cruzeiro também não perde no Nilton Santos há quase 15 anos. 

O último revés aconteceu no dia 29 de outubro de 2011, quando os donos da casa venceram por 1 a 0, com gol de Loco Abreu, pela 32ª rodada do Brasileirão.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro

Preparador tenta explicar ‘queda física’ do Cruzeiro, e Tite admite mudança em planejamento

Desempenho abaixo diante do Mirassol acende alerta, e comissão técnica explica bastidores