publicidade

CBF testará mudança na arbitragem defendida por Leonardo Jardim, que reage

Recurso que permite aos técnicos pedirem revisões será testado pela CBF após sugestão semelhante feita pelo treinador do Cruzeiro

publicidade

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai começar a testar, já na próxima semana, um novo recurso de arbitragem: o Football Video Support (FVS), que permite aos técnicos solicitarem revisões no VAR durante as partidas. A medida será implantada a partir das quartas de final da Copa do Brasil Feminina e nas fases finais da Copa Paulista.

Curiosamente, a proposta surge pouco tempo depois de Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro, levantar o tema de forma espontânea. Em entrevista coletiva após o empate com o Mirassol por 1 a 1, fora de casa, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, o treinador questionou a inconsistência no uso do VAR e sugeriu exatamente esse tipo de medida.

Na ocasião, o Cruzeiro reclamou de um toque de mão de José Aldo dentro da área, não marcado pela arbitragem e sem revisão do VAR. O lance ocorreu após uma finalização de Matheus Pereira e gerou grande protesto da comissão técnica celeste.

“Não sabia que era permitido fazer manchete de vôlei dentro da área”, ironizou o treinador na coletiva pós-jogo, que complementou.

“O futebol brasileiro tem que tomar algumas medidas, senão as pessoas vão começar a desacreditar no VAR. Uma ideia: os treinadores poderiam ter duas opções por jogo, na primeira parte e na segunda parte, para revisar alguns lances pelo árbitro. Porque às vezes chama, às vezes não chama…. mas, quem sou eu… não tenho curso de árbitro. Só tenho 30 anos de futebol, mais nada”

Leonardo Jardim, treinador do Cruzeiro

Ao saber da decisão da CBF, Jardim compartilhou uma publicação da notícia nos stories do Instagram, demonstrando que aprovou a novidade.

Como vai funcionar?

A Fifa exige que o formato seja testado em pelo menos dez partidas oficiais, em competições masculinas e femininas. Por isso, o novo modelo será utilizado nas quartas, semifinais e final da Copa do Brasil Feminina, além das semifinais e da final da Copa Paulista Masculina.

Convidada pela Fifa para participar do projeto-piloto, a CBF fará os primeiros testes com a nova metodologia em território nacional. A ideia é que os técnicos tenham direito a dois pedidos de revisão por jogo — um em cada tempo, como se fosse um ‘desafio’, bem parecido como é no vôlei.

O recurso só será mantido se a revisão resultar em mudança da decisão de campo. Caso contrário, o pedido será perdido.

Jogadores poderão sugerir a revisão ao comandante, mas a decisão final caberá exclusivamente ao técnico. A sinalização será feita pelo treinador com um gesto circular com o dedo indicador, acompanhado da entrega de um cartão específico ao quarto árbitro.

Diferença para o VAR

Diferente do VAR tradicional, o Football Video Support (FVS) não conta com árbitros assistentes de vídeo acompanhando a partida em tempo real nas cabines VOR (Video Operation Room). Nesse modelo, são as próprias equipes que podem solicitar a revisão de lances que considerem incorretos.

Quando há um pedido de desafio, o árbitro principal vai até o monitor de campo e revisa o lance por conta própria, sem qualquer auxílio externo. As imagens são exibidas na chamada cabine ARA, com todos os ângulos disponíveis, mas sem interferência de outros oficiais.

Ou seja: ao contrário do VAR, onde a equipe de arbitragem de vídeo chama o árbitro para checar um lance, no FVS a iniciativa parte do time, e a análise é feita de forma direta pelo árbitro da partida, com base no replay.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

FMF divulga áudio do VAR no gol de Kaio Jorge contra o América-MG; assista

Áudio mostra análise detalhada do VAR, que validou o segundo gol da vitória celeste no clássico

Mirassol x Cruzeiro: CBF define VAR para jogo pelo Brasileirão

Equipes se enfrentam nesta quarta-feira (11), às 19h, no Maião, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mirassol x Cruzeiro: CBF define arbitragem para jogo do Campeonato Brasileiro

Árbitro apitará jogo do Cruzeiro na quarta (11), às 19h, no Maião, em Mirassol, pela 3ª rodada da Série A

Cruzeiro x América-MG: FMF divulga arbitragem do confronto pelo Mineiro

Equipes medirão forças no domingo (8), às 18h, no Mineirão, em BH, pela 7ª rodada do Estadual