O Botafogo está definido para enfrentar o Cruzeiro na noite desta quinta-feira (29), às 21h30, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Assim como tem feito no Campeonato Carioca, o técnico Martín Anselmi manteve o esquema com três zagueiros. A linha defensiva será formada por Mateo Ponte, Alexander Barboza e Newton.
No gol, onde havia dúvidas devido ao revezamento entre os atletas, o escolhido foi Neto, que assume a vaga de Léo Linck.
A equipe alvinegra também contará com o retorno do atacante Kadir, que estava defendendo a seleção do Panamá. O jogador, no entanto, fica no banco, com Arthur Cabral mantido entre os 11 iniciais.
Escalação do Botafogo: Neto; Mateo Ponte, Alexander Barboza, Newton; Vitinho, Allan, Danilo, Alex Telles; Santi Rodríguez, Montoro e Arthur Cabral.
Baixas importantes
Vivendo um momento conturbado nos bastidores, o Botafogo não poderá contar com os reforços contratados para a temporada de 2026 neste início de Brasileirão, devido a um transfer ban imposto pela FIFA, que impede o clube de registrar novos atletas.
Com isso, seguem fora da estreia os zagueiros Riquelme e Ythallo, o volante Wallace Davi e o atacante Lucas Villalba.
Além dos vetados pelo transfer ban, o técnico Martín Anselmi também não terá à disposição os lesionados: o zagueiro Kaio Pantaleão (em recuperação de cirurgia no joelho esquerdo), o meio-campista Cauã Zappellini (lesão óssea) e os atacantes Joaquín Correa e Chris Ramos.
Situação das equipes
Em 2025, o time celeste, então comandado por Leonardo Jardim, teve uma campanha sólida no Brasileiro, encerrando a competição na terceira colocação, com 70 pontos. Agora, com Tite, o Cruzeiro busca voos ainda maiores, sonhando com o título do torneio.
O momento, no entanto, é de certa pressão. Oscilando neste início de Campeonato Mineiro, o time celeste está fora da zona de classificação para a próxima fase e vem de derrota no clássico contra o Atlético-MG.
O Botafogo, por sua vez, vive um período conturbado nos bastidores, afetado por um transfer ban imposto pela FIFA que impede o clube de registrar novos reforços. Ainda assim, o time carioca chega embalado por duas vitórias consecutivas e boa campanha no Campeonato Carioca.

