Adversário do Cruzeiro, o Grêmio terá o reforço de um velho conhecido da torcida celeste para o duelo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O lateral-esquerdo Marlon, emprestado pela Raposa, foi liberado pelo clube para entrar em campo no jogo da próxima quarta-feira (5), às 20h (de Brasília), na Arena, em Porto Alegre.
+ Leia também: UFMG calcula chances de o Cruzeiro se garantir no G5 do Brasileirão; veja números
Conforme apurou Samuca TV e Central da Toca, o empresário Pedro Lourenço, acionista-majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, recebeu um contato do empresário Celso Rigo, mecenas do Grêmio, e dono da Pirahy Alimentos, conhecida pela marca de arroz ‘Prato Fino’. Parceiro do Tricolor e velho conhecido de Pedrinho, ele pediu a liberação do jogador, e a Raposa concordou.
O Cruzeiro entende que Marlon já é jogador do Grêmio, uma vez que o lateral terá os direitos econômicos adquiridos pelo Tricolor após completar os 25 jogos estabelecidos no contrato de empréstimo. Titular do técnico Mano Menezes, o lateral já alcançou as 27 partidas pelo Grêmio na temporada, e concedeu três assistências.
Quanto o Grêmio terá que pagar ao Cruzeiro?
Como o jogador foi liberado pelo Cruzeiro para entrar em campo na quarta-feira (5), o Grêmio não terá que pagar nenhuma multa pela escalação de Marlon.
Porém, com a meta de jogos alcançada, o clube gaúcho será obrigado a efetivar a compra dos direitos econômicos do lateral, fixados em 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 21,9 milhões), no fim da temporada.
No confronto do primeiro turno entre as duas equipes, Marlon sequer foi relacionado. Isso porque o contrato estabelecia uma multa caso o jogador estivesse entre os atletas convocados para a partida. O Cruzeiro venceu por 4 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte, com três gols de Kaio Jorge e um de Villalba. Lucas Esteves substituiu Marlon naquela oportunidade.
Marlon pelo Cruzeiro
Marlon chegou ao Cruzeiro em 10 de março de 2023, ainda na gestão de Ronaldo Fenômeno à frente da SAF. Ele estava no Ankaragücü, da Turquia.
Na primeira temporada na Raposa, Marlon se tornou um dos destaques do time. O defensor fez 41 jogos, marcou três gols e deu três assistências. Ele foi considerado um dos melhores na posição no Campeonato Brasileiro daquele ano.
Em 2024, no entanto, não teve o mesmo desempenho. Marlon passou a ser bastante criticado pela torcida celeste pelas oscilações. Mesmo assim, disputou 52 jogos, marcou um gol e deu quatro assistências.
Ainda em março do ano passado, Marlon renovou com o Cruzeiro até 31 de dezembro de 2026.
Em 2025, o camisa 3 perdeu a titularidade após a saída de Fernando Diniz e não teve grandes atuações quando acionado. Antes de ser emprestado ao Grêmio, ele atuou em sete compromissos pelo Cruzeiro.

