Após ter conquistado a Recopa Gaúcha nessa terça-feira (8), o técnico Mano Menezes detalhou como será a preparação do Grêmio para enfrentar o Cruzeiro, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela Série A do Campeonato Brasileiro. O duelo será no domingo (13), às 20h30 (de Brasília), pela 13ª rodada.
Na coletiva pós-jogo contra o São José-RS, Mano destacou que, antes do confronto, a equipe trabalhará jogadas ensaiadas e alguns movimentos que pretendem ser executados pelos atletas contra o Cruzeiro. A primeira atividade está marcada para a manhã desta quarta-feira (9), no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre.
“Vamos usar os três próximos dias para trabalhar a parte mais fina, de ensaio, de mecânica de jogada. Entendemos que, agora, a maioria dos atletas está no nível que pretendemos”, iniciou.
Na sequência, o treinador rasgou elogios ao Cruzeiro, mas afirmou que, pelas características do time de Leonardo Jardim, o Grêmio também terá espaço para atacar no Mineirão.
“Uma equipe evolui durante esses jogos grandes que teremos. Apesar de enfrentar o time que é vice-líder do campeonato, que é uma equipe que joga um futebol melhor, gosto de enfrentar. É bom para o Grêmio, ainda que precisamos evoluir na construção final. Eles te atacam, dão espaço, jogam, mas também dão boa oportunidade de jogar. Nesses tipos de confronto, podemos estabelecer situações que favorecem o grupo que temos”.
Mano Menezes, sobre características do Cruzeiro
Desfalque e retornos
Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o volante Dodi vai desfalcar o Grêmio no duelo com o Cruzeiro. Na coletiva, Mano sinalizou que o substituto será o paraguaio Mathías Villasanti, que volta a ficar à disposição.
Outros dois jogadores que também retornam são o zagueiro argentino Walter Kannemann e o atacante dinamarquês Martin Braithwaite. A dupla, inclusive, deve ser titular no Gigante da Pampulha.
Jogo pelo Brasileirão
Na retomada da Série A, Cruzeiro e Grêmio voltarão a jogar com objetivos distintos na rodada. Enquanto o time de Leonardo Jardim tentará a liderança, a equipe de Mano Menezes buscará uma aproximação de quem está no G4.
A Raposa ocupa a vice-liderança, com 24 pontos na tabela; já o Tricolor Gaúcho está em 11º lugar na classificação, com 16 pontos.

