Adversário do Cruzeiro na retomada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio decidirá, na noite desta terça-feira (8), às 19h30 (de Brasília), o título da Recopa Gaúcha. Em jogo único, o time comandado por Mano Menezes receberá o São José, na Arena, em Porto Alegre. Em caso de empate no tempo normal, o troféu será definido em cobranças de pênaltis.
Antes de enfrentar o Cruzeiro, no Mineirão, em Belo Horizonte, no domingo (13), às 20h30 (de Brasília), o Grêmio entrará em campo com desfalques importantes.
O centroavante dinamarquês Martin Braithwaite tem sentido dores no tornozelo direito, enquanto o atacante Christian Olivera não treinou nos últimos dias por causa de uma queimadura. Quem também não será opção é o volante colombiano Gustavo Cuéllar, preservado para realizar trabalhos de reforço muscular.
Dúvida e possíveis retornos
No sistema defensivo, Mano Menezes também tem uma dúvida na lateral esquerda. Emprestado pelo Cruzeiro, Marlon apresentou um quadro de gastroenterite na semana passada e, no período, chegou a perder alguns treinamentos.
Por outro lado, durante a pausa do calendário brasileiro para a disputa da Copa do Mundo de Clubes, o meia-atacante colombiano Miguel Monsalve e o lateral-direito Igor Serrote se recuperaram de lesões musculares e poderão ser opções.
Outra peça com a mesma condição é o volante Alex Santana, contratado pelo Grêmio junto ao Corinthians em meio à paralisação do Brasileirão.
Jogo pelo Brasileirão
Na retomada da Série A, Cruzeiro e Grêmio voltarão a jogar com objetivos distintos na rodada. Enquanto o time de Leonardo Jardim tentará a liderança, a equipe de Mano Menezes buscará uma aproximação de quem está no G4. A Raposa ocupa a vice-liderança, com 24 pontos na tabela; já o Tricolor está em 11º lugar, com 16 pontos.

