Adversário do Cruzeiro na 4ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Bahia buscaráá manter uma longa invencibilidade na temporada. O duelo será na quinta-feira (17), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte.
Diante da torcida, o time comandado pelo português Leonardo Jardim terá o desafio de quebrar uma escrita que já ultrapassou um mês. A equipe de Rogério Ceni foi derrotada pela última vez no dia 1º de março, por 2 a 1, contra a Jacuipense, pelo Campeonato Baiano. O compromisso foi dentro da Arena Fonte Nova, em Salvador.
Desde o revés no Estadual, o Bahia emplacou uma boa sequência sem resultados negativos. Nos últimos dois jogos, o Esquadrão de Aço conquistou seis triunfos e empatou outras seis vezes.
Na última rodada, o Bahia viu o Mirassol abrir o placar em Salvador, com gol do meia Gabriel, mas arrancou o empate com Erick Pulga. O atacante, que vive um “momento iluminado” em 2025, é o artilheiro do time na temporada, ao lado do volante Erick e do centroavante Lucho Rodríguez, todos com sete gols.
No ano, o Bahia já entrou em campo em 27 ocasiões, com 14 vitórias, 11 empates e duas derrotas. O aproveitamento é de 65,43%.
Cruzeiro tem ótimo retrospecto no Mineirão
Na história, o Cruzeiro vai receber o Bahia no Gigante da Pampulha pela 29ª vez. Curiosamente, o único triunfo do Tricolor no estádio foi no dia 1º de dezembro de 2013, pela 37ª rodada do Brasileirão daquele ano.
À época, a equipe comandada por Marcelo Oliveira já havia conquistado o título brasileiro, mas queria se despedir da torcida em grande estilo.
O meia Marquinhos Gabriel, que jogaria no Cruzeiro seis anos depois, abriu o placar para o Bahia no primeiro tempo. O atacante Vinícius Araújo empatou para o Cruzeiro já na reta final do segundo tempo, aos 39’, mas, aos 44’, o meia Anderson Talisca sacramentou o resultado para os visitantes: 2 a 1.
Ao todo, em 28 partidas, incluindo todas as competições, o Cruzeiro já levou a melhor em 20 ocasiões contra o Bahia no Mineirão. Houve, ainda, além do único triunfo baiano, mais sete empates.
Outro dado que chama atenção é a diferença no número de gols marcados e sofridos pelo Cruzeiro no confronto. O time celeste já balançou as redes 53 vezes diante do seu torcedor, enquanto o Bahia só marcou 14 gols no Mineirão.
- 20 vitórias do Cruzeiro
- 7 empates
- 1 triunfo do Bahia
- 53 gols do Cruzeiro
- 14 gols do Bahia

