Contra o Cruzeiro, o Mushuc Runa disputará o mais importante compromisso de sua história. As equipes vão medir forças nesta quarta-feira (9), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela Copa Sul-Americana.
Apesar da longa maratona para chegar à capital mineira, com mais de um dia de viagem, o Mushuc Runa vê o duelo com o Cruzeiro como uma chance grandiosa de representar o seu país. Isso porque, desde a sua fundação, em 2003, o time vai fazer apenas o segundo jogo fora do Equador.
Em 19 de março de 2019, o Mushuc enfrentou o Unión Española no Estádio Santa Laura, em Santiago, no Chile, pela primeira fase da Copa Sul-Americana. Na ocasião, a partida terminou empatada em 1 a 1.
Já no dia 18 de abril, pelo jogo de volta, após novo empate por 1 a 1, os chilenos derrotaram os equatorianos por 6 a 5 nas cobranças de pênalti, no Estádio Bellavista, em Ambato, no Equador. Com o resultado, o Unión Española eliminou o Mushuc Runa da Sul-Americana.
Estreia na fase de grupos
Vale ressaltar que, em 2025, o Mushuc Runa fez a sua estreia na fase de grupos do torneio continental. Diante do Palestino, também do Chile, os equatorianos iniciaram a competição com o pé direito ao vencer por 3 a 2 no Olímpico Riobamba, em Riobamba, no Equador.
Já o Cruzeiro, atual vice-campeão da Sul-Americana, vem de derrota na primeira partida para o Unión Santa Fe, em Santa Fe de la Vera Cruz, na Argentina, por 1 a 0.

