Próximo adversário do Cruzeiro no Campeonato Mineiro, o Betim tem história curiosa no esporte. Fundado em 2019, a agremiação esportiva carrega o mesmo nome de outro clube que existiu na cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Conhecido como Betim Futebol, o clube nasceu a partir da mudança de nome da Associação Mineira de Desenvolvimento Humano (AMDH), que já desenvolvia trabalho nas categorias de base. Desde então, passou pelas divisões inferiores do Estadual até chegar à elite pela primeira vez.
+ Leia também: Adversário do Cruzeiro, Betim tem quase um time com passagem pela Toca
No entanto, antes do Time da Cidade se estabelecer no futebol, existiu outro Betim: o Betim Esporte Clube.
Mudança de nome de Ipatinga para Betim
Em dezembro de 2012, o Ipatinga se mudou para o município da RMBH e se tornou Betim Esporte Clube. A troca, que teve início ainda em 2010, só foi autorizada e confirmada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) dois anos depois.
A estratégia partiu do Ipatinga, que alegava não conseguir mais gerar receitas na Região do Vale do Aço para se manter como equipe profissional. Por essa razão, o Tigre buscou novas alternativas e condições mais viáveis próximo à capital mineira.
À época, o Ipatinga era presidido por Itair Machado, dirigente que anos depois teve ligação com o Cruzeiro.
No primeiro ano do novo projeto, o Betim Esporte Clube manteve as cores tradicionais do Ipatinga (verde, vermelho e branco) no uniforme. A casa da equipe foi a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, a 81 km de Betim.
+ Leia também: Próximo adversário do Cruzeiro ostenta 100% de aproveitamento no Mineiro
Isso ocorreu porque a cidade sede do time não tinha local disponível para receber jogos oficiais do Módulo II do Estadual e da Série C do Campeonato Brasileiro. Durante esse período, os treinos da equipe foram realizados no Estádio do Capelão, em Betim.
No entanto, o plano não durou muito tempo. Em novembro de 2014, o Tigre deixou de ser Betim Futebol Clube e voltou a se chamar Ipatinga. O processo da troca de nome foi chancelado pela CBF.
A intenção de mudar o nome teve início no final de 2013, na gestão do ex-presidente Jaider Moreira. O clube já havia transferido a sede novamente para a cidade do Vale do Aço. Desde então, deu entrada nos papéis para alterar novamente a designação para Ipatinga FC.
Cruzeiro x Betim pelo Mineiro
Cruzeiro e Betim se enfrentarão pela primeira vez no Módulo I do Mineiro. As equipes medirão forças neste sábado (25), às 16h30, no Mineirão, em BH, pela terceira rodada da fase de grupos do torneio.
A Raposa vem de derrota para o Athletic por 1 a 0, no Mané Garrincha, em Brasília, enquanto o Time da Cidade vem de vitória por 2 a 0 sobre o Aymorés, no Estádio Vera Cruz, em Betim.

