O presidente vitalício do Mushuc Runa, Luis Alfonso Chango, celebrou a presença do clube equatoriano no Grupo E da Copa Sul-Americana, ao lado do Cruzeiro, do Unión Santa Fé, da Argentina, e do Palestino, do Chile.
Em entrevista à imprensa local, Luis destacou a importância de enfrentar equipes brasileiras e argentinas, principalmente. Vale ressaltar que o clube tem raízes indígenas e tem sede em Ambato, a 110km da capital Quito.
“Estamos com os grandes. O Mushuc Runa está com os grandes. O Brasil é de nível mundial. A Argentina é outra grande a nível mundial. O Palestino está aí. Teremos que enfrentar cada um deles, conquistarmos os resultados e passarmos às oitavas de final, que seria algo histórico para a nossa instituição”
Luis Alfonso Chango, presidente vitalício do Mushuc Runa, em avaliação sobre o Grupo E
Na sequência, Luis Alfonso Chango também comentou sobre a felicidade de viajar ao Brasil para enfrentar o Cruzeiro, no Mineirão, em Belo Horizonte. O duelo está marcado para o dia 9 de abril (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília), pela 2ª rodada da fase de grupos.
“Eu me sinto feliz de viajar ao Brasil. Eu já estive várias vezes no Brasil e, na Argentina, da mesma forma. Também já fomos ao Chile, mas o mais interessante será para os companheiros indígenas que poderão viajar ao Brasil, à Argentina, e acompanhar o Mushuc Runa, se desenvolverem no futebol profissional”, completou o dirigente.
Confronto no Equador
Depois de jogar na capital mineira, o Mushuc Runa receberá o Cruzeiro no Estádio Olímpico de Riobamba, em Riobamba, a 215km de Quito.
Inicialmente, a Conmebol havia marcado a partida para o Estádio Banco Guayaquil, em Quito, já que o time equatoriano sedia os seus jogos em um estádio com capacidade inferior a 10 mil torcedores. Essa é uma das exigências feitas pela entidade na fase de grupos.
Curiosidades sobre o Mushuc Runa
- Estádio e capacidade: Mushuc Runa COAC, em Ambato – 8.200 torcedores
- Principais títulos: 1 título da Segunda Divisão Equatoriana (2018)
- Como joga (4-3-3): Rodrigo Formento; Bryan Bentaberry, Denis Quintero, Glendys Mina e Ángel Gracia; Luis Arce, Stiven Tapiero e Cristian Penilla; Renny Simisterra, Maurício Alonso e Elián Caicedo
- Técnico: Éver Almeida (paraguaio, 76 anos)
- Posição na liga local: 7º lugar, com 7 pontos (Libertad é o líder, com 10)
- Números na temporada: 6 jogos (3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas
- Artilheiros no ano: atacantes Elián Caicedo, Maurício Alonso, Carlos Orejuela e Renny Simisterra e meias Stiven Tapiero e Cristian Penilla, com um gol cada
Tabela do Cruzeiro na Sul-Americana
- 01/04 – 19h – Unión Santa Fé x Cruzeiro – Estádio 15 de Abril, em Santa Fé, na Argentina
Transmissão: ESPN/Disney+ - 09/04 – 21h30 – Cruzeiro x Mushuc Runa – Mineirão, em Belo Horizonte
Transmissão: ESPN/Disney+ - 24/04 – 21h30 – Palestino x Cruzeiro – Nacional do Chile, em Santiago
Transmissão: ESPN/Disney+ - 07/05 – 21h30 – Mushuc Runa x Cruzeiro – Estádio Olímpico de Riobamba, em Riobamba, no Equador
Transmissão: Paramount - 14/05 – 21h30 – Cruzeiro x Palestino – Mineirão, em Belo Horizonte
Transmissão: Paramount - 28/05 – 21h30 – Cruzeiro x Unión Santa Fé – Mineirão, em Belo Horizonte
Transmissão: Paramount
Datas reservadas para cada fase da Sul-Americana
- Fase de grupos: de 2 abril a 28 de maio
- Playoffs: 16 de julho e 23 de julho
- Oitavas de final: 13 de agosto e 20 de agosto
- Quartas de final: 17 de setembro e 24 de setembro
- Semifinal: 22 de outubro e 29 de outubro
- Final: 22 de novembro

